sexta-feira, 19 de junho de 2009

Milano: Galleria Vittorio Emanuele II


Um dos pontos de encontro dos milaneses e turistas é a Galleria Vittorio Emanuele II, situada ao lado da Catedral de Milão, na Piazza del Duomo. Começou a ser construída em 1865, durante a visita do rei Vittorio Emanuele II à cidade, e foi concluída somente 12 anos mais tarde.



É a via de acesso da Piazza del Duomo a Piazza della Scala, praça esta onde se localiza o famoso Teatro alla Scala. O seu interior abriga, além de restaurates e bares elegantes, algumas lojas de griffes como a Louis Vuitton, Prada e Gucci, assim como entes institucionais, livrarias e casas de fast foods.




Tem a forma de uma cruz com uma praça otagonal ao centro, coberta por uma cúpola de vidro de 47 m de altura. Durante sua construção, a Galleria era uma obra de vanguarda para a arquitetura italiana e europeia e, segundo alguns históricos, foi fonte de inspiração para a famosa Torre Eiffel de Paris.

Do centro da galeria, podemos observar que nas meias-luas das quatro colunas que sustentam a cúpula há mosaicos representando os continentes da África, Europa, Ásia e as Américas. No chão, exatamente ao centro, encontramos o brasão da Casa dos Savoia circundada pelos brasões de outras quatro cidades que foram sedes do Reino de Itália, respectivamente Milão, Turim, Florença e Roma.


Um fato triste é lembrado na galeria, com direito a uma lápide na coluna esquerda do arco de entrada. Isto porque o arquiteto que projetou o faustoso edifício, Giuseppe Mengoni, teve uma queda fatal dos andaimes na véspera de sua inauguração, no dia 30 de dezembro de 1877.



Detalhe do arco de entrada da Galleria Vittorio Emanuele II, um presente que os milaneses dedicaram ao rei da Itália



Um comentário:

  1. Juliana: seu blog é bastante informativo e certamente agradará aos visitantes do meu. http://coloniaconstansa.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário!

Mensagens ofensivas ou spam serão eliminados.

Se você tem alguma dúvida urgente, peço desculpas se não respondê-la logo. Verifique nos comentários, pois há muitos casos semelhantes que podem ser os mesmos que o seu!

Com a maternidade, o tempo se tornou muito precioso e tenho me ocupado quase completamente dos cuidados e da educação de minha filha.

Agradeço a sua compreensão!