quinta-feira, 9 de julho de 2009

Torino, terra da FIAT e não só



Estivemos em Turim em outubro do ano passado para o meu aniversário. Era para ser surpresa, mas acabei entendendo para onde estávamos indo. Entre os presentes, um foi assistir uma partida da minha querida Juventus contra o Torino no Stadio Olimpico.


É uma cidade grande, mas não é caótica, terceiro pólo econômico do país depois de Roma e Milão. Apesar do trânsito um pouco complicado, é um lugar perfeito para morar, um pouco menos caro que nas outras capitais do norte italiano, tudo muito perto e com grande facilidade e disponibilidade de locomoção (depois da ampliação do metrô, o mais jovem da Itália, será bem melhor).


Ao longo do Rio Pó, o maior da Itália que atravessa toda a cidade, há diversos parquinhos e áreas verdes, onde as pessoas vão fazer suas atividades físicas ou passear. Vi até um castelo na beira do rio, mas não chegamos a visitá-lo por falta de tempo.


Turim é muito conhecida por causa da empresa automobilística FIAT (Fábrica Italiana de Automóveis Turim), mas não é a única atração da cidade. Foi também a primeira capital da Itália depois de sua unificação, terra da Família Real Savoia. Mas antes deles, foi ocupada pelos romanos que a batizaram de Augusta Taurinorum, cujo nome inspirou aquele atual. Nos próximos textos vocês poderão conhecer um pouco mais dos lugares que visitei em Turim.


E quem vai a Turim não deve deixar de experimentar o característico e delicioso chocolate gianduotto, feito com a Avelã do Piemonte, de Indicação Geográfica Protegida (IGP). Foi o primeiro chocolate embalado para o Carnaval de 1865 e distribuído pelo Gianduja, um personagem carnavalesco popular de Turim que inspirou o nome do chocolate.



5 comentários:

  1. Pelas fotos e pela tua descrição Turim merece seguramente uma visita. Ficamos a aguardar pelas restantes crónicas.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Fiquei apenas uma noite em Turim, mas tenho vontade de voltar! :)
    ciao ciao

    ResponderExcluir
  3. @Vagamundos: Turim a primeira vista parece ser uma cidade como as outras. Mas passeando pelas cidades descobrimos suas belezas romanas e barrocas.

    @Tita: quando puder volte sim para Turim, melhor se for um dia de primavera para apreciar melhor o Po'.

    ResponderExcluir
  4. Estamos indo para Turim daqui a 2 semanas, em excursão, mas temos uma noite livre. Somos um casal e gostaríamos, se possível, de sugestões para aproveitarmos a noite .
    Ficaríamos muito gratos,
    Giuliana e Hamilton

    ResponderExcluir
  5. @Giuliana: voces gostariam de visitar os locais ou opçoes de barzinhos ou discotecas? As visitas aos monumentos é possivel, mas por causa do horario voces nao poderao entrar em museus ou nos palacios historicos.
    Quanto a segunda opçao, infelizmente nao sei nada, ja que nem conhecemos direito a noite torinesa. Talvez no centro da cidade (Piazza Castello e arredores) tenha barzinhos interessantes, podem tentar.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário!

Mensagens ofensivas ou spam serão eliminados.

Se você tem alguma dúvida urgente, peço desculpas se não respondê-la logo. Verifique nos comentários, pois há muitos casos semelhantes que podem ser os mesmos que o seu!

Com a maternidade, o tempo se tornou muito precioso e tenho me ocupado quase completamente dos cuidados e da educação de minha filha.

Agradeço a sua compreensão!