sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Farofada italiana


O verão e as férias chegaram, as praias estão cada vez mais cheias e animadas, as pessoas bronzeadas absurdamente e pela televisão e rádio, temos notícias fresquinhas sobre a situação das praias, do tempo e as dicas de lugares badalados. Nada de muito diferente das notícias brasileiras.


E praia nos faz lembrar daquelas típicas cenas de farofada. Para quem pensa que isto só existe no Brasil e que "imagina se na Europa as pessoas fazem uma coisa dessas", está totalmente enganado! Ontem mesmo, vi em um telejornal italiano uma família que estava almoçando na praia sua tradicional e italianíssima macarronada, feita em casa pela nonna. É uma tradição que remonta aos anos 60, como naqueles filmes antigos em que víamos famílias numerosas em redor de uma mesa montada na praia, quase como se fossem em suas próprias casas.


Não tenho nada contra comer na praia, até porque nem sempre são confiáveis e econômicos os lanchinhos dos bares. Mas eu prefiro levar uns sanduíches (e olhe lá), biscoitos, frutas, coisas leves e que não se estragam com facilidade debaixo de todo aquele calor. Sou meio fresquinha, mas na minha opinião, aqueles almoços na praia são um pouco anti-higiênicos, não tem água para lavar as mãos e os pratos ficam sujos até chegar em casa, sem contar na conservação da comida. Também achava nojento aqueles petiscos de camarão ou ostras oferecidos pelos vendedores ambulantes nas praias do Brasil.


E vocês, o que acham da farofada, ou pic nic (termo mais elegante, mas que no fim das contas quer dizer o mesmo) da Europa?



13 comentários:

  1. Oi Juliana!
    Acima de tudo, comer na praia deve dar uma enorme dor de barriga!!! Em praia e calor só sorvete e de marcas confiáveis! Eu também sou fresca com essas coisas, detesto praia, calor, camarão e todas essas comidas.

    Essa frase "imagina se na Europa as pessoas fazem uma coisa dessas" é típica de pessoas fechadas a outras culturas, que têm como fonte de "informação" a Globo e comédias românticas de Hollywood. Se lessem, assistissem filmes e notícias de vários países, conheceriam a realidade.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana!
    Dor de barriga e até outras coisas... sei por experiencia propria, culpa de um simples pastel. Eu sou mais sorvetes e agua de coco (cortada na hora, claro)!
    Voce tem toda razao! Os nossos meios de comunicaçao, infelizmente, estao quase todos vinculados àquela emissora televisiva. E' uma mania de exaltar somente a parte "cor-de-rosa" dos outros paises, como para mostrar aos brasileiros uma liçao hipocrita: "ta' vendo, so' no Brasil tem estas porcarias". E o pior é que exportam somente o nosso "lado B".

    ResponderExcluir
  3. Olá Juliana!
    Realmente comer na praia, só mesmo uma frutinha ou como diz uma sanduíche. Já viu o que é comer um arroz de pato com areia?
    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Eu sou do sanduiche também. Mas, dependendo do lugar, se der pra fazer sem incomodar os outros, um churrasco feito em churrasqueira portátil ali, na hora é uma boa. Trazer comida pronta de casa não gosto.

    ResponderExcluir
  5. Ju

    Interessante o seu post!

    Esse fim de semana fui num lago aqui proximo de Firenze chamado Bilancino. E um lago onde tem um bar, cadeiras e sombrinhas de praias espalhados por toda parte, alem de pedalinhos.

    Para minha surpresa, encontrei diversos grupos de pessoas, que fazem churrasco na beira da lago, outros grupos que levam pastas em recipientes plasticos e mandam brasas!

    Eu tambem sou adepta ao sanduiche!

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju,
    Eu gostei mt do teu post de Genova, fiquei com vontade ir la conhecer. Achei linda as fotos.

    Olha, vim aqui tb p te falar q to "lançando uma campanha" por uma blogsfera mais bonita. Se te interessar, dà uma lida: http://arteescrap.blogspot.com/2009/08/campanha-em-favor-de-uma-blogosfera.html

    um beijo

    ResponderExcluir
  7. @Joao: Nao vi ninguém comendo arroz de pato com areia, mas frango empanado na areia ja vi sim :D

    @Leonardo: Churrasquinho na praia so' vi no Brasil. Alias, nem era bem churrasco, mas um vendedor que passava vendendo espetinho.

    @Cris: Eu moro perto de tres lagos. Na ultima vez que passei pelo lago menor, o mais proximo de casa, vi algumas pessoas mandando ver no churrasquinho. No Lago de Iseo parece que nao pode fazer, pelo menos na area balneavel (por causa dos bares, eles querem lucrar).
    Sou mais um pic nic, com frutinhas, sanduiches, coisas leves. Mas na praia mesmo, o ideal é sorvete e liquidos.

    @Dani: Obrigada pelo comentario! Quando puder, vai sim a Genova, de preferencia no verao. E se der para esticar a passagem por la, nao deixe de ir para as praias ligures, como Cinque Terre.
    Pode deixar que lerei sobre a campanha!


    Beijos a todos!

    ResponderExcluir
  8. Ju,
    Obrigada por aparecer la no meu blog de Artes..O fato é q ele tava meio parado, tenho q atualiza-lo com outras coisinhas q fiz.:)

    Sobre o template, se vc quiser apenas mudar o fundo, te sugiro dois sites, se ja nao conheces: http://www.thecutestblogontheblock.com/
    http://jellypages.com/
    Nunca os usei, mas pelo q percebi, eles mudam o fundo, colocando um papel de parede. O q acho q ele nao faz é colocar abas em baixo do cabeçalho, q oferece mais acessibilidade aos conteudos mais importantes. Num dos sites tem widgets, tudo p deixar "fru-fru" o site, hehe

    bjos e obrigada por me acompanhar!

    ResponderExcluir
  9. Ju, sobre esse post da farofada, concordo contigo. Sou adepta a uma fruta e no maximo um milho, sou da epoca q se comia milho na praia. Mas comidas mais pesadas, ai nao ne..
    bjos

    ResponderExcluir
  10. Fazer uma churrascada na praia é algo complicado. Já umas sandes com uma frutinha e bom suminho sabe muito bem :)
    bjs

    ResponderExcluir
  11. heheh também demorei um pouco para me acostumar, na primeira viagem com o pessoal não levei nada comer no caminho, pois imagina que o trem iria parar no meio do caminho! ehheheeh Em algo como um "grill" hehheheh

    ResponderExcluir
  12. @Dani: às vezes a gente fica tao pouco tempo na praia que nem precisa comer.

    @Vagamundos: churrasco tem que ser no quintal de casa, do lado de uma piscininha de preferencia. Um bom suminho ou uma aguinha de coco bem gelada vao bem sim. Afinal, temos que nos hidratar.

    @Tita: se a viagem é longa tudo bem levar um lanchinho, mesmo porque o que servem no trem custa caro. Mas tem gente que faz farofada no trem sim, mesmo se a viagem é curta. Uma vez fui de Brescia a Verona, nem uma hora de viagem, e do meu lado tinha uma familia africana praticamente jantando. E quando sairam, nem pegaram o resto e jogaram fora... deixaram la mesmo, naquele apoio e no chao!

    ResponderExcluir
  13. Não me queres dizer onde mora o teu sorriso
    Ausente do incontido abraço
    Ausente das palavras felizes
    Envolto em nuvem escura no espaço

    Não me queres dizer o rumo
    Que leva ao teu terno coração
    Não me queres abrir as portas
    Da cor vibrante da paixão?



    Bom fim de semana



    Doce beijo

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário!

Mensagens ofensivas ou spam serão eliminados.

Se você tem alguma dúvida urgente, peço desculpas se não respondê-la logo. Verifique nos comentários, pois há muitos casos semelhantes que podem ser os mesmos que o seu!

Com a maternidade, o tempo se tornou muito precioso e tenho me ocupado quase completamente dos cuidados e da educação de minha filha.

Agradeço a sua compreensão!