segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Genova


A histórica Gênova, conhecida como Superba e Dominante dei Mari, foi uma das quatro repúblicas marítimas italianas e, juntamente com Veneza, dominava as rotas de comércio no Mar Mediterrâneo (Gênova na parte ocidental, enquanto Veneza a oriental) durante o fim da Idade Média e no Renascimento. Hoje, Gênova é uma das principais portas de entrada marítimas da Europa.


Fui somente duas vezes para lá, sendo que a primeira vez ficamos menos de uma jornada e só vi uma parte da beira-mar. Na segunda vez, nossos amigos nos levaram para conhecer o centro histórico e saborear algumas das especialidades da culinária lígure, como o verdadeiro pesto alla genovese (um molho feito com manjericão, queijo, alho e azeite, uma delícia!). Mas ainda assim tenho muito o que conhecer, fotografar, visitar... de preferência durante um dia ensolarado no verão, porque só assim para apreciar o mar e os ares (não apenas fisicamente) da cidade.



As fotos acima são do porto antigo de Gênova, uma das metas turísticas e culturais da cidade, totalmente reestruturado em ocasião dos 500 anos da chegada de Cristóvão Colombo às Américas. Na primeira foto vê-se o Bigo, reprodução de um grande guindaste que sustenta um elevador panorâmico rotatório, e na segunda a Sfera, um grande viveiro que abriga espécies da fauna e flora tropicais. Ambos são obras do arquiteto genovês Renzo Piano. Lá também se encontra o Acquario di Genova, o maior aquário italiano e o segundo maior da Europa.


A principal praça é a Piazza De' Ferrari, o coração social, cultural e econômico de Gênova, ponto e encontro dos jovens, palco de manifestações artísticas e onde se comemoram grandes eventos. Seus edifícios históricos são o Palazzo Ducale, o Palazzo della Nuova Borsa (na foto, atrás do chafariz), a Accademia Linguistica di Belle Arti e o Teatro Carlo Felice.


Um das testemunhas da época em que Gênova era uma República Marítima é o Palazzo Ducale, antiga sede do doge (o poder máximo do governo) e atualmente um dos principais centros de museus da cidade.


Outro monumento de interesse é a Porta Soprana, cujo nome não tem nada a ver com música. De construção medieval, toda de pedras, servia como principal ingresso à cidade. Próximo dalí está a Casa de Cristóvão Colombo, construída séculos depois no lugar onde supostamente viveu o navegador gênoves.


Claro que em Gênova tem muito mais do que mencionei aqui. Quando fui da última vez chovia muito e por isso não pudemos visitar muitos lugares. Mas vale a pena um passeio pelo centro histórico, conhecer as igrejas, palácios, museus, carròggi (como são conhecidas, em genovês, as ruelas escuras da cidade), à beira-mar para apreciar a alvorada e o pôr-do-sol e nas colinas e montes, onde se escondem deliciosas trattorie (uma espécie de cantina com comida caseira). Vale a pena também uma visita nas cidades da província se quiserem tomar banho no mar azul da Ligúria.


2 comentários:

  1. Olá Juliana!
    Turim é de facto uma cidade muito interessante e que nos últimos anos tem evoluído e melhorado bastante. Por questões familiares (a minha filha vive lá desde 2000)vou lá duas vezes todos os anos e estou sempre a aconselhar pessoas a visitá-la. Muita gente vai a Milão e eu digo, porque não Turim? Em monumentos Milão resume-se à sua Catedral, que sem dúvida é bonita, mas Turim tem muito mais.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá Juliana. Com sol, a cidade deve ser ainda mais bonita. Apesar do mau tempo, conseguiste com arte produzir uma bela reportagem. És a culpada por mais um registo nos nossos destinos de futuro :)
    Bjs

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário!

Mensagens ofensivas ou spam serão eliminados.

Se você tem alguma dúvida urgente, peço desculpas se não respondê-la logo. Verifique nos comentários, pois há muitos casos semelhantes que podem ser os mesmos que o seu!

Com a maternidade, o tempo se tornou muito precioso e tenho me ocupado quase completamente dos cuidados e da educação de minha filha.

Agradeço a sua compreensão!