sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Idade Média no castelo de Brescia



Nos dias 18 e 19 de abril deste ano (sei que estou bem atrasada, mas antes tarde do que nunca) o castelo de Brescia foi palco da IV edição do Festival Medieval. O evento foi organizado pela Confraternita del Leone, uma associação cultural composta por pesquisadores e amantes de História, cujo objetivo principal é a reconstrução e a revocação histórica de Brescia.


Com toda a paciência e paixão pelo trabalho, os integrantes da confraria transformaram o castelo em um acampamento medieval, tudo bem organizado e característico. A visita foi gratuita e com direito a explicações sobre práticas medicinais, armas e armaduras, arcos e flechas, vestuário e um pouco do modo de vida da época. Tudo baseado em pesquisas arqueológicas e estudos teóricos.


Acampamento reconstruído no castelo. Todos os associados estavam caracterizados com roupas e assessórios da época. Até as crianças não escaparam
A farmácia medieval era rica em ervas e especiarias. Praticava-se também a cirurgia, bem mais rudimentar que aquela desenvolvida na Antiguidade pelos egípcios, babiloneses, gregos e romanos (apesar de ser em uma época mais adiantada)


Tudo o que se via no acampamento montado para os visitantes era fabricado pelos próprios integrantes da associação e com as mesmas técnicas usadas pelos brescianos medievais. Algumas armas e armaduras eram cópias daquelas encontradas durante as pesquisas arqueológicas e que hoje estão expostas no Museu das Armas (situado no interior do castelo).


O sapateiro fabricando seus calçados de couro legítimo e alguns indumentos e utensílios usados na época

Da esquerda para a direita: o banco medieval e as primeiras moedas de Brescia, o ferreiro, o servo e o fabricante de velas

Armas, armaduras, elmos e cavalheiros medievais





Tinha até o carrasco, ou seja, o executor das sentenças de morte na Idade Média, que nos explicava com uma certa censura (por causa de algumas crianças presentes) a função de cada instrumento de tortura. Depois que o grupo de crianças se afastou, ele nos explicou sobre os objetos "censurados". O mais impressionante é a serra comprida que se vê sobre a mesa: o condenado ficava pendurado no teto e era serrado ao meio, começando pelas partes íntimas. A tortura so terminava quando este morria ou confessava tudo.





Além do acampamento, teve também uma representação do cerco militar ao castelo por Frederico II, imperador do Sacro Império Romano-Germânico.




Tudo era voltado para a Idade Média. Teve um torneio de arco e flecha, de cavalos, barraquinhas com produtos históricos e artesanais e até uma missa em latim com rito tradicional (infelizmente nao pudemos assisti-la por culpa do horário). Todos os vendedores estavam vestidos à caráter, via-se alguém desfilando com armaduras e cavalo, brasões de diversas dinastias espalhados aqui e acolá e até algumas visitantes desfilando com guirlandas de flores que, segundo as explicações da simpática senhora que as vendia, era uma forma de distinção entre as donzelas e as casadas (que usavam um lenço). Assim era mais fácil identificar as solteiras e menos embaraçante para os homens cortejarem uma mulher.



10 comentários:

  1. Adoro as festa de "Rievocazione storico medioevale"!!!!

    Tanti Saluti!

    ResponderExcluir
  2. Somos super fãs de feiras medievais. Já nos tinhas falado desta representação (do assalto ao castelo) e finalmente podemos "matar" a curiosidade.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. OI Juliana. Que impressionante....adoro essas histórias da Idade Média, apesar de ter muitas coisas sinistras...esse serrote GG é impressionante!
    Como as pessoas perdiam tempo pensando em instrumentos para causar tanta dor e tanta maldade! Ô bicho ruim esse ser humano, ein?
    Minha filha deve ter te mandado comentário, passei seu link e de vários outros blogs legais pra ela...Ela estudou em Florença e viajou pela Europa inteira....e também, como eu, é apaixonada pela Itália.
    Beijos, querida!

    ResponderExcluir
  4. Olá Juliana. Já vimos o video e está bem conseguido. É uma representação bem dramatica e é seguramente um "must see".
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Muchas gracias, querida Juliana, por tu cariñoso saludo. Siempre tan amorosa conmigo!

    BESOS HERMOSA.

    ResponderExcluir
  6. Ola, Juliana
    Que bom que vc nao esqueceu todo este material na gaveta! Muito bacana o modo que vc apresentou, da pra ter uma ideia bem legal de como o pessoal se empenhou pra produzir tudo isso, que amor pelas proprias raizes, nao é mesmo?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. oi Juliana estou indo para a italia no proximo final de semana e gostaria de saber se seria possivel trocarmos MSN para eu trocar algumas ideias da minha viagem com vc. obrigada e parabens pelo blog pois adorei me ajudou muitooo

    ResponderExcluir
  8. Obrigada, Dominique! Ja escrevi um email para voce.

    ResponderExcluir
  9. Juliana, gostei muito. Tem razão, mais vale tarde do que nunca (ou seja, valeu eu ler o texto quase 3 anos depois de o ter postado), hehe.
    Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostaste, Ruthia!
      Conhecimento nunca fica ultrapassado.
      Beijinhos

      Excluir

Obrigada por sua visita e comentário!

Mensagens ofensivas ou spam serão eliminados.

Se você tem alguma dúvida urgente, peço desculpas se não respondê-la logo. Verifique nos comentários, pois há muitos casos semelhantes que podem ser os mesmos que o seu!

Com a maternidade, o tempo se tornou muito precioso e tenho me ocupado quase completamente dos cuidados e da educação de minha filha.

Agradeço a sua compreensão!