quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

6 de janeiro: festa da Epifania do Senhor e da Befana



O dia 6 de janeiro é uma das festas mais solenes celebradas pela Igreja Católica. Comemora-se a visita dos três reis magos, vindos do longíquo Oriente, para adorar a Epifania do Senhor, ou seja, o nascimento de Jesus Cristo, o Filho de Deus que veio ao mundo para nos salvar.


A tradição pagã aqui na Itália também festeja o dia da Befana, nome este formado de uma alteração da Epifania para bifanìa e befanìa. É representada na figura de uma simpática velhinha que visita as casas na noite do dia 5 para o dia 6 de janeiro, levando doces e presentes às crianças boazinhas e carvão (na verdade, um doce em forma e cor de carvão) para as desobedientes. Para isso, os pequenos devem deixar uma meia vazia para que a Befana coloque dentro as prendas.


São várias as origens da Befana. Algumas remetem à tradição agrária pré-cristiana, relativas ao ano que termina e daí a figura de uma velhinha para representar o ano velho. Outras, porém, referem-se a uma festa romana no início do ano para celebrar os deuses Jano (que deu origem ao nome do mês de Janeiro, um deus de duas cabeças que representava o passado e o futuro) e Strenia (relativo à troca de presentes).


Na tradição cristã, a Befana seria uma velhinha a quem os Reis Magos pediram informações, sem sucesso, para encontrar o caminho que os levaria a Belém. Arrependida de não os ter acompanhado, a senhora preparou uma cesta e saiu entregando doces para cada criança que encontrava, na esperança que um deles fosse o Menino Jesus.



6 comentários:

  1. Olá Juliana!
    Não conhecia esta tradição italiana, que penso deve ser daí da zona e não de toda a Itália. Sei que em Espanha existe uma muito semelhante, mas aí, para as crianças mal comportadas, o presente é mesmo carvão a sério.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ola Joao!
    A Befana é uma figura tipica do folclore da Italia central apeninica, atualmente difundida em todo territorio nacional.
    E', na Espanha as crianças recebem presentes no dia dos Reis Magos. Voce saberia me dizer se elas também ganham presentes no Natal, ja que o Papai Noel tomou conta de toda a tradiçao ocidental.
    No Brasil, atualmente, as crianças ganham presentes no dia do Natal.
    E os miudos portugueses, quando ganham suas prendas natalicias?

    ResponderExcluir
  3. Olá Juliana!
    Em Portugal é no Natal, mais própriamente na noite de Natal, que costumamos distribuir os presentes. Para os mais miúdos é no dia de Natal, uma vez que o Pai Natal vem durante a noite, deixar os presentes.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ola Joao!
    As tradiçoes natalicias entre Brasil e Portugal nao sao tao diferentes.
    No Brasil é muito comum o tal do amigo secreto entre amigos, colegas de trabalho e familiares.
    Quando meus irmaos e eu eramos pequenos, quase nao conseguiamos dormir de tanta ansiedade para ver o Papai Noel que nos entregava os presentes :D

    ResponderExcluir
  5. ju,achei super interessante essa tradição da festa da befana na italia é muito linda essa festa,gostaria de poder ter mais informação sobre essa bruxinha.um abraço!!!!

    ResponderExcluir
  6. Ola, Marcio!
    A Befana nao é bruxa, coitada! :)
    Infelizmente nao tenho muitas informaçoes sobre ela, somente as que reportei no blog.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário!

Mensagens ofensivas ou spam serão eliminados.

Se você tem alguma dúvida urgente, peço desculpas se não respondê-la logo. Verifique nos comentários, pois há muitos casos semelhantes que podem ser os mesmos que o seu!

Com a maternidade, o tempo se tornou muito precioso e tenho me ocupado quase completamente dos cuidados e da educação de minha filha.

Agradeço a sua compreensão!