quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Pisa


Uma das destinações de turistas que visitam a Itália é a cidade de Pisa, famosa pela sua elegante torre pendente. Quando estive por lá, lembro-me de ter avistado o topo dela, um dos símbolos da Itália, antes mesmo de chegar às portas do centro histórico. Foi a mesma emoção que senti quando vi o Coliseu pela primeira vez e pensei: "é, estou na Itália".


O lugar mais visitado da cidade é a Piazza dei Miracoli, onde se encontram o Batistério, o Duomo (Igreja Matriz) e a Torre, que na verdade é o campanário da igreja. Sua curiosa inclinação, característica que a fez famosa no mundo, é devido ao tipo do terreno paludoso; na realidade ela deveria afundar já no início de sua construção se não fossem as operações para tentar reter a água que se infiltrava. As obras para a sua construção foram concluídas na metade do século XIV, depois de quase dois séculos desde o início das contruções. Outro aspecto que não passa despercebido é a quantidade de turistas que vistam aquela praça, aproveitando para um repouso descontraído no gramado ou se divertindo em fotografar a torre (e tentando endireitá-la...rsrs).

Quanto aos aspectos históricos, Pisa guarda riquezas de um passado de glórias e tradições. A antiga República Marítima de incertas origens lígures e outrora colônia romana, estrategicamente situada em uma vasta planície aluvial, conheceu um período flórido durante quase três séculos que culminou com o seu declínio no século XIV, após intensas disputas com outras potências como Florença, Lucca, Veneza e Gênova (estas últimas também Repúblicas Marítimas). É também terra natal de Galileu Galilei, o que a fez um dos principais centros de cultura da Itália.

Mas Pisa não se resume à torre e à Piazza dei Miracoli. Há muitos outros locais interessantes que merecem ser visitados  além do centro e que infelizmente não tive a oportunidade de conhecê-los para reportá-los aqui a vocês. Quem sabe da próxima vez?


7 comentários:

  1. What an amazing place and gorgeous photos. Chia!

    ResponderExcluir
  2. Nos adoramos ter conhecido Pisa. A Piazza dei Miracoli é um lugar incontornavel de uma boa visita à bella Italia.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá, Vagamundos!
    Obrigada pela vossa visita! Espero voltar a Pisa para conhecer outras riquezas que a cidade abriga.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu adorei Pisa, Ju!
    Foi uma boa escolha ter passado a noite por la antes de continuar a viagem, é bem mais barato que se acomodar em Firenze, por exemplo. E foi bom tb para ter mais tempo pra tirar fotos no rio, na torre e passear pelas ruas e becos a pé...
    =)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Juliana querida,
    A Itália é um país fascinante e com uma cultura riquíssima.
    Te convido a conhecer "meu coração", onde exponho um pouco de artesanato, decoração e variedades tbm.
    Beijos carinhosos,
    Nena Moura(Rio Branco-Acre-Brasil)

    ResponderExcluir
  6. Oi, Cris!
    Você fez bem em pernoitar em Pisa. Acho que depois de uma certa hora fica mais tranquilo, sem aquela confusão de turistas e vendedores ambulantes. E sobra tempo de ver além Piazza dei Miracoli.


    Oi, Nena
    Obrigada pela visita e espero que volte aqui mais vezes.
    Agradeço o convite em visitar seu blog.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário!

Mensagens ofensivas ou spam serão eliminados.

Se você tem alguma dúvida urgente, peço desculpas se não respondê-la logo. Verifique nos comentários, pois há muitos casos semelhantes que podem ser os mesmos que o seu!

Com a maternidade, o tempo se tornou muito precioso e tenho me ocupado quase completamente dos cuidados e da educação de minha filha.

Agradeço a sua compreensão!