terça-feira, 12 de outubro de 2010

Siena e suas "contrade"




Mapa das contrade de Siena


Falar de Siena sem mencionar suas contrade é como contar uma história incompleta, esquecer uma parte de suma importância da tradição da cidade tão cara a seus moradores.



O Duomo de Siena enfeitado com as bandeiras das contrade para o Palio



Um passeio por suas ruas medievais confirma o forte bairrismo que existe por lá, manifestado pelas bandeiras desfraldadadas às janelas das casas indicando a qual contrada pertence. Cada bairro há também uma igreja e jurisdição próprias e são elas as protagonistas da festa mais popular da cidade, o Palio.

Siena está dividida em três grandes seções: Terzo di Città, Terzo di San Martino e Terzo di Camollia. Cada um desses terzi são subdivididos em contrade, totalizando 17.




Terzo di Città

Nobile Contrada dell'Aquila: seu emblema é uma águia de duas cabeças com a coroa imperial, o sol dourado e as iniciais U.I. (concedidas pelo rei Umberto I de Savoia em 1887, ano em que ele e a rainha Margherita presenciaram o Palio de 16 de julho). Sua sede é na Via Casato di Sotto e sua igreja é a de San Giovanni Battista dei Tredicini.










Contrada della Chiocciola: o brasão é um caracol cercado pelas iniciais U e M e por botões de rosas. A sede do bairro encontra-se na Via San Marco e sua igreja é a SS Pietro e Paolo.












Contrada Capitana dell'Onda: o símbolo é um golfinho com a coroa real. A sede desta contrada situa-se na Via Giovanni Duprè e a igreja é, desde 1787, a San Giuseppe.











Contrada della Pantera: é representada por uma pantera rampante e um U sobre um escudo vermelho e prateado. A sede é na Via San Quirico e a igreja é a SS Quirino e Giulietta.












Contrada della Selva: seu símbolo é um rinoceronte sob um carvalho e um sol dourado com a inicial U. A sede e a igreja encontram-se na Piazzetta di San Sebastiano.











Contrada della Tartuca: seu brasão é uma tartaruga em um campo dourado e circundada por margaridas. Seu território compreende o núcleo mais antigo de Siena. Na Via Tommaso Pendola está localizada a sede do bairro, como também o Museo della Tartuca. Sua igreja é a Sant'Antonio da Padova, construída pelos próprios moradores da contrada. 













Terzo di San Martino


Contrada Priora della Civetta: seu símbolo é uma coruja coroada e colocada sobre um fundo preto e vermelho com as iniciais U e M. A sede localiza-se na Via Cecco Angiolieri e nas imediações da corte medieval do Castellare degli Ugurgieri os moradores construíram sua própria igreja, em 1935.











Contrada del Leocorno: tem como símbolo um unicórnio rampante moldurado pelas escritas "Humberti Regis Gratia". A sede está situada na Piazzetta Grassi, onde também se encontra seu oratório, a Igreja de San Giovannino della Staffa.











Nobile Contrada del Nicchio: no brasão da contrada figura uma concha de prata com a coroa grã-ducal, dois ramos de coral e um pendente formado por símbolos dos Savoia e duas rosas de Chipre. Na via dei Pispini está localizada a sede da contrada, bem como a igreja, construída em 1680 pelos moradores.











Contrada di Valdimontone: também conhecida por Contrada del Montone, seu brasão simboliza um carneiro rampante coroado e a inicial U. A sede e o oratório dedicado a San Leonardo, pertencente ao bairro desde 1741, localizam-se na Via di Valdimonte. Restauros recentes deram à igreja, construída em 1173, o originário aspecto românico.











Contrada della Torre: seu emblema é representado por um elefante que sustenta nas costas uma torre. Após 1887 foram adicionadas uma gualdrapa (manta usada debaixo da sela) vermelha com uma cruz branca e uma bandeira com uma cruz. Via Salicotto é a sede da contrada e seu oratório é a igreja de San Giacomo, pertencente ao bairro há mais de quatro séculos.














Terzo di Camollia

Nobile Contrada del Bruco: o emblema desta contrada é uma lagarta com a coroa grã-ducal e a cruz da Casa dos Savoia. O oratório, bem como a sede e o museu anexos, encontram-se na Via del Comune e foram construídos por seus moradores em 1680 sob o título de Santissimo Nome di Dio.










Contrada del Drago: é simbolizada por um dragão alado e coroado que segura uma bandeira azul com a letra U. Seu oratório é a Igreja de Santa Caterina, padroeira de Siena, conferido à contrada através de um decreto grão-ducal de 1787. A sede é na Piazza Matteoti, conhecida também por "Poggio Malavolti".












Contrada Imperiale della Giraffa: em seu brasão figura uma girafa puxada por um mouro através de uma corda e uma fita com as escritas "Humbertus I dedit" (Dedicada ao Rei Umberto I). O oratório é, desde 1824, a Collegiata di Santa Maria di Provenzano, igreja que conserva a imagem da Madonna di Provenzano, padroeira da contrada desde o final do século XVI. A sede está localizada na Via delle Vergini.











Contrada Sovrana dell'Istrice: seu emblema é um porco-espinho coroado. O centro da contrada é na Via Camollia, onde estão situadas a sede e o oratório dedicado a San Bartolomeo (antiga igreja de SS Vincenzo ed Anastasia, pertencente à contrada desde 1788).











Contrada della Lupa: seu brasão é composto pela loba romana que amamenta os gêmeos Rômulo e Remo. A sede e o oratório situam-se na quinhentesca igreja de San Rocco na Via Vallerozzi, que outrora pertenceu à Confraria de São Roque mas foi concedida à Lupa em 1786 por ordens do Grão-Duca.











Nobile Contrada dell'Oca: um ganso branco com a coroa real e uma fita azul, de onde pende a cruz da Casa dos Savoia, é o brasão desta contrada. No território de Fontebranda nasceu Santa Catarina e à sua memória foi construído um santuário no local de sua residência. Nas adjacências desse Santuário, a Contrada dell'Oca erigiu, em 1465, sua própria sede e oratório.











Destas 17 contrade, apenas 10 delas participam do Palio por meio de um sorteio momentos antes da cerimônia. E assim a antiga rivalidade entre os bairros de Siena passa por gerações e continua viva na história da cidade.


3 comentários:

  1. So interesting this information. Great post and blog too! Ciao Travelling

    ResponderExcluir
  2. I watch nearly a video of the last "Palio di Siena" and I've got overhuelmed because of the people's pasion and the organization. But as I'm italien languege curious student, I tryed to pick up the sense of "Contrade". All the dictionaries I check up gave me the right sense and I didn't undestood:why the word means a region of the Siena City and moments before the "Palio"to begin the check out a Contrada. I thought Contrade was eatch one of the strip of land. I only gotclearly the sense of the word ehen I red your explanation. Thnk you very much and I should say I'am more and more falled for your Paese and your culture. Thnks.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário!

Mensagens ofensivas ou spam serão eliminados.

Se você tem alguma dúvida urgente, peço desculpas se não respondê-la logo. Verifique nos comentários, pois há muitos casos semelhantes que podem ser os mesmos que o seu!

Com a maternidade, o tempo se tornou muito precioso e tenho me ocupado quase completamente dos cuidados e da educação de minha filha.

Agradeço a sua compreensão!