quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Il Palio di Siena





Quem visita Siena inevitavelmente se dará conta da fisionomia medieval da cidade, ainda hoje intacta com suas ruas estreitas e sinuosas, as casas antigas, as fontes espalhadas cá e lá, tudo cercado pela longa muralha ainda existente que preserva os tesouros de sua arte e história. Mas as heranças desse passado remoto não estão apenas nos edifícios e monumentos inertes que sobreviveram; é aí que o Palio vem resgatar a vida e as cores daqueles tempos que deram esplendor e prosperidade a Siena.

Só quem nasceu em Siena e sempre viveu lá pode compreender mais afundo o quanto é importante essa tradição medieval que sobrevive nos dias de hoje. Mais que uma manifestação folclórica, o Palio é parte essencial da vida de Siena, um acontecimento que está intrínseco em cada um dos seus habitantes. 







Basicamente, o Palio é uma competição à cavalo entre as contrade (bairros) de Siena, cujo objetivo é chegar primeiro e receber o prêmio, ou seja, o pálio (do latim pallium, um estandarte usado nas procissões religiosas ou nos cortejos reais). É disputado duas vezes por ano, no dia 2 de julho (para celebrar os milagres de Madonna di Provenzano)  e no dia 16 de agosto (dia de Santa Maria Assunta, a quem é dedicado o Duomo di Siena). 

São milhares de pessoas de todo o mundo que lotam a Piazza del Campo (onde acontece a corrida) ou reservam seus "camarotes" em um dos palácios em frente à praça para apreciar de perto a corrida mais importante de Siena. Nunca vi um evento desses ao vivo, mas sei que é muito festivo e que há todo um ritual em torno dele, prato cheio aos medievalistas e amantes de História.



Piazza del Campo preparada para o Palio e lotada de torcedores


A corrida do Palio di Siena na Piazza del Campo


Tudo começa na manhã do dia da competição ao pálio com uma missa celebrada na Cappella di Piazza (a capela que se encontra aos pés da Torre del Mangia, na Piazza del Campo) e outra, contemporaneamente, na igreja de Santa Maria di Provenzano, a poucos passos da praça central de Siena. À tarde começa a verdadeira festa com o tradicional e pitoresco Corteo Storico, um desfile em trajes tradicionais com bandas e personagens existentes no antigo governo medieval, além dos representantes das 17 contrade da cidade. O desfecho dessa parada se dá com o Carroccio, um grande carro puxado por bois que leva o Palio, ou seja, o prêmio destinado aos vitoriosos.




Os mazzieri, "abre-alas" do desfile


O Corteo Storico




Il gioco della bandiera, exibição coreográfica com as bandeiras


Il Carroccio que leva o pálio




Finalmente chega a hora mais esperada: a corrida do Palio! Das 17 contrade existentes em Siena, somente 10 delas são sorteadas para participar. Os 10 cavalos com seus respectivos jóqueis são alinhados em frente a um corda (o "canapo") e quando esta cai, partem para percorrer três vezes toda a Piazza del Campo, um percurso não muito facil se considerarmos algumas curvas fechadas por causa da forma da praça. O cavalo que chegar primeiro é, além do vencedor do Palio, abençoado e festejado por muitos dias, principalmente pelos moradores da contrada a qual pertence.



A largada








Cavalos e cavaleiros do Palio em miniatura


Benção do cavalo e do jóquei no oratório da Contrada della Selva



2 comentários:

  1. Ciao! molto interessante e ben scritto. molto bello blog. Abbracci, Felipe Travelling

    ResponderExcluir
  2. Ciao Felipe!
    Grazie per il tuo apprezzamento. Continua a seguirmi e a inviarmi dei commenti, sono davvero molto entusiasmanti.
    Un abbraccio e a presto

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário!

Mensagens ofensivas ou spam serão eliminados.

Se você tem alguma dúvida urgente, peço desculpas se não respondê-la logo. Verifique nos comentários, pois há muitos casos semelhantes que podem ser os mesmos que o seu!

Com a maternidade, o tempo se tornou muito precioso e tenho me ocupado quase completamente dos cuidados e da educação de minha filha.

Agradeço a sua compreensão!