quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Siena: Il Duomo



Eu colocaria, sem qualquer hesitação, o Duomo de Siena na lista das igrejas mais belas do mundo. E em um dos primeiros lugares! Mais que uma igreja, a catedral de Siena é uma verdadeira obra-prima da arte italiana e mundial.

De fato, quem passa diante da monumental catedral, inevitavelmente pára para admirar todo o seu esplendor representado na harmoniosa bicromia de mármore rosado (proveniente de Siena) e verde escuro (originário de Prato, cidade nas imediações de Florença), além da grandiosa e magnífica fachada repleta de estátuas de santos tão perfeitamente esculpidas e dos mosaicos que representam com grande lirismo artístico os principais eventos bíblicos.




A história do Duomo di Siena começa em 1229, ano em que foram iniciadas as obras para a construção da majestosa catedral que deveria ocupar o lugar de um antigo templo dedicado à deusa Minerva (ou Atena, na mitologia grega). A partir daí, foram necessários quase dois séculos  para que a igreja ficasse pronta.

Devido ao grande arco do período em que foi construída a catedral de Siena, são notáveis dois diferentes estilos artísticos que nela se apresentam: o românico e gótico internacional (tardo-gótico). Tal diversificação também se deve ao fato de que a obra foi encarregada a diversos artistas.


Incoronazione di Maria (Coroação de Maria): mosaico cúspide central. Autoria do veneziano Castellani (1877), que também realizou os mosaicos laterais da fachada


Il Presepio: mosaico da cúspide direita


Presentazione al Tempio (Apresentação de Jesus no Templo): mosaico da cúspide esquerda


Detalhe do portal central do Duomo


Detalhe da pavimentação à entrada do Duomo


A Lupa Capitolina, símbolo de Roma e da grande influência que esta teve em Siena, na entrada direita ao Duomo


Infelizmente, nunca entrei para conhecer as belezas que ainda nos reserva o interior do Duomo di Siena. Das duas vezes que visitei a cidade, não tive muito tempo a disposição e nem paciência para enfrentar fila sob o sol forte do verão italiano. Além do mais, acho um despropósito ter que pagar (e dependendo do período, nem tão pouco) para entrar na casa de Deus, lugar de culto e oração e não um business da arte. Mas como funciona assim e não podemos nos rebelar, aconselho a visita na primeira parte da manhã, quando não há muito frenesi de turistas ou em épocas que não coincidam com o verão e as férias na Europa (além do calor quase insuportável, tem muita gente, alguns não tão bem educados, o que acaba por impedir de vermos tudo com calma). Vale a pena também comprar um bilhete único (custa em torno de 10 euros, se não me engano) para poder visitar todos os monumentos e museus de Siena.

Já que não pude ainda entrar no Duomo, o jeito é me contentar com as fotos dos guias de viagens ou com os vídeos de alguma alma bondosa que encontramos na webland.


A nave central e o altar-mor ao fundo


Detalhes do chão decorado, uma verdadeira obra de arte!




Só pelas imagens já ficamos impressionados com a grandiosidade artística e a harmonia dos elementos arquitetônicos, escultóricos e pitóricos que nos sugere esta que é uma das igrejas mais bonitas da Itália. Imaginem ao vivo, diante das listras de mármores, das esculturas douradas, das obras-primas impressas no pavimento da igreja, das capelas que mais parecem museus de arte, da cúpula, do altar-mor... acho que vale mesmo a pena pagar para ver tudo isso de perto, mesmo sendo contra o marketing religioso.

Devido à crescente expansão e prosperidades que Siena presenciou na Idade Média, alguns dos ilustres cidadãos da época pensaram em ampliar a catedral e deixá-la mais à altura da importância e da grandeza da cidade. Foi assim que, em 1339, deram-se início às obras para a construção do novo Duomo e a parte já construída (a atual catedral), deveria ser o transepto (os "braços" que atravessam a parte principal da igreja formando uma cruz). Porém o projeto foi abandonado em menos de 20 anos de trabalho e nunca concluído por falta de verbas. 


"Il Facciatone", a grande fachada incompleta do Duomo Nuovo. Vi algumas pessoas que passeavam no alto da fachada e imagino que a vista de lá deva ser linda!


Os arcos daquela que seria a nave lateral direita do Duomo Nuovo. Hoje é sede do Museo dell'Opera Metropolitana del Duomo


O Batistério, dedicado a São João Batista, encontra-se atrás da catedral e tem-se acesso pelo lado exterior, após atravessar os arcos do museu e descer uma escadaria. Foi construído entre 1316 a 1325, sendo que sua fachada, elegantemente em estilo gótico, foi parcialmente concluída somente em 1382 (exceto a parte superior). Também merece ser visitado, em quanto guarda em seu interior obras de grande valor artístico, como os afrescos, a Pia Batismal de Jacopo della Quercia (1417), o Cibório e os baixos-relevos figurantes episódios da vida de São João Batista.


Vista panorâmica do Duomo e do Batistério

Fachada do Battistero di San Giovanni 


A escada que conduz ao batistério


Pavimentação de uma das entradas do batistério que figura o batismo


4 comentários:

  1. Oi Juliana
    Fui eu quem removeu o comentário acima, não vi que estava com o outro usuário, desculpe.
    De qq forma, adorei ver as fotos da Catedral de Siena, ela é realmente muito bonita!
    Ainda não tive a oportunidade de conhecê-la mas já me deu vontade.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. What an exiting place to be. Great history and culture. Ciao Travelling

    ResponderExcluir
  3. Passei apenas uma manhã em Siena e só contemplei essa maravilha por poucos minutos. Nem entrei...mas quero voltar a Siena, cidade mágica!
    Bacio

    ResponderExcluir
  4. Espero que você possa voltar para conhecer mais sobre a magnífica Siena. É um destino que vale a pena incluir na lista de viagens.
    Bacio

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário!

Mensagens ofensivas ou spam serão eliminados.

Se você tem alguma dúvida urgente, peço desculpas se não respondê-la logo. Verifique nos comentários, pois há muitos casos semelhantes que podem ser os mesmos que o seu!

Com a maternidade, o tempo se tornou muito precioso e tenho me ocupado quase completamente dos cuidados e da educação de minha filha.

Agradeço a sua compreensão!