quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

O presépio e sua história


Natal sem presépio não é Natal. Desde que me conheço por gente, sempre montei o presépio lá em casa, inspirando-me no da minha avó paterna. Na casa dela, aliás, não tinha árvore enfeitada, Papai Noel ou luzinhas coloridas. Havia somente um presépio na saleta, pequeno mas gracioso, com os personagens principais: Nossa Senhora, São José, o Menino Jesus, o burrinho, a vaca, alguns carneiros, os três Reis Magos, o Anjo e um pastor. À meia-noite do dia 24 para o dia 25, o Menino Jesus era colocado na manjedoura, como manda a tradição portuguesa da qual pertence minha família. Passava horas e horas olhando e desejando aquele presépio, tanto que minha avó me deu um de presente na minha Primeira Comunhão, em 1992, e que existe ainda hoje. Aqui na Itália não podia ser diferente e acabei ganhando um presépio, já pronto e quase completo, que coloco todo ano na sala da minha casa.

A tradição do presépio remonta a São Francisco de Assis que, em 1223, realizou a primeira representação viva da Natividade na cidade de Greccio, Itália, para explicar de uma maneira mais simples aos camponeses a história do nascimento de Cristo. Entre 1290 e 1292, o presépio ganha forma nas mãos do artista italiano Arnolfo di Cambio (as estátuas originais remanescentes se encontram no Museo Storico da Basílica de Santa Maria Maggiore de Roma) e chega aos nossos dias, recebendo, ao longo dos anos, influências de diferentes tradições.

Entre os séculos XV e XVI, as igrejas começaram a expor estátuas que simbolizavam o nascimento de Jesus, algumas até permanentes. No século XVII, o presépio entra nas casas dos nobres a convite do papa, que admirava sua forma simples e acessível de difundir a fé cristã, e logo ganhou popularidade em todas as classes sociais. Em Nápoles, durante o século XVIII, as famílias competiam entre si para ver quem possuia o presépio mais bonito e grandioso, que chegava a ocupar cômodos inteiros.

Hoje é tradição em todo o mundo e há diferentes modos de representar a Natividade de acordo com os costumes e culturas locais. Aqui mesmo na Itália, há uma infinidade deles que variam de região para região e até mesmo de cidade para cidade. O mais famoso e tradicional é o presépio napolitano, considerado uma verdadeira obra de arte. É comum acrescentar figuras da cultura napolitana ou celebridades famosas, como é o caso de Maradona, idolatrado pelos torcedores do Napoli até hoje. Os gostos e materiais também mudam e se tornam mais modernos, como o presépio de luz da cidade de Manarola, nas Cinque Terre, construído em 2007 com materiais recicláveis. É o maior do mundo, composto por 300 personagens distribuídos em 4000 metros quadrados e iluminados por 15000 luzinhas. 

É muito comum também encontrarmos presépios de outras nacionalidades nos mercadinhos e exposições de Natal aqui na Itália. O mais difuso é o peruano, com personagens caracteristicamente andinos e feito à maneira local. Já vi também presépio com personagens representando os africanos, os indianos, os asiáticos e os europeus, de todos os gostos e culturas.

Prespe di Greccio, Giotto (1290-1295). Afresco que figura a primeira representação da Natividade por São Francisco de Assis, exposto na Basilica Superiore di Assisi, em Assisi, Itália

Esculturas de Arnolfo di Cambio (1280) expostas na Igreja de Santa Maria Maggiore, Roma  (Foto: Stabia Channel)

Presépio napolitano (foto: Bedandbreakfast mania.com)

Figuras inusitadas inseridas no presépio napolitano (foto:  viaggiarefelici.com)

Presépio de luzes de Manarola, nas Cinque Terre, na região da Ligúria (foto:  Lucadea.com)

Presépio da Praça de São Pedro, Vaticano (foto: Flickr de Air Force One)

Presépio exposto na Basílica de São Pedro, Vaticano (foto: Flickr di Allibito)


Presépio na Basílica de Santa Maria Maggiore, Bergamo

Presépio exposto na vitrine de alguma loja de Bergamo Alta 

Museu do Presépio, Dalmine,  província de Bergamo  (foto: Blog di Comuni-Italiani.it)

Presépio montado pelo vizinho de casa, em Piamborno, província de Brescia

Presépio andino e africano

Para quem gosta de presépios:







5 comentários:

  1. Caro amica Juliana. Vi auguro con tutto il mio cuore a voi e la vostra famiglia Buon Natale e tutti i migliori. vi ringrazio davvero per essere mio amico, apprezzo la nostra connessione e comunicazione. Abbraccio, Felippo

    ResponderExcluir
  2. Muito legal seu post Ju! Adoro presépio, lá em casa no Brasil sempre montávamos, desde criança. Aqui, como cheguei há pouco, estou um pouco desprovida de enfeites para manter a tradição. Até a árvore foi improvisada. Mas vou ver se consigo um mini presépio até o dia de natal. beijos

    ResponderExcluir
  3. Que lindo Juliana, queria estar aí pra visitar todos esses presépios, pois apesar de ser atéia adoro issoEu não gosto dessa coisa de copiar e colar, mas tive que fazer pra poder desejar feliz natal pra todos, então aqui vai:
    Querida amiga, te desejo um ano repleto de realizações cercado de muito amor, amigos e muita luz!
    Que o Bem e a Paz iluminem o mundo!
    Que a felicidade inunde os corações e se espalhe entre nossos semelhantes durante todo o ano de 2011!
    Que nesse ano que se inicia nos tornemos melhores e aprendamos mais uns com os outros, Felizes Festas.
    Beijos de luz!

    ResponderExcluir
  4. ciao car Juliana como sempre seus posts sao belissimos e bem elaborados ,,,adoro sue blog ,,,e vim te agradecer e te desejar tbm um feliz natal e um prospero ano novo de paz saude e tanta realizaçao,,,um blogbjkkk

    ResponderExcluir
  5. Ju
    Vc é uma enciclopédia!
    Adorei saber um pouco mais deste símbolo do Natal.
    Aproveito para desejar a vc e sua família um mágico Natal com luz, saúde e muitas alegrias!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário!

Mensagens ofensivas ou spam serão eliminados.

Se você tem alguma dúvida urgente, peço desculpas se não respondê-la logo. Verifique nos comentários, pois há muitos casos semelhantes que podem ser os mesmos que o seu!

Com a maternidade, o tempo se tornou muito precioso e tenho me ocupado quase completamente dos cuidados e da educação de minha filha.

Agradeço a sua compreensão!