segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Festival della Canzone Italiana di Sanremo

O Festival della Canzone Italiana di Sanremo (Festival da Canção Italiana de Sanremo), mais conhecido como Festival di Sanremo, é um dos mais importantes eventos de competição musical da Itália que acontece anualmente no final do mês de fevereiro, com duração de 4 dias mais ou menos. É o trampolim de jovens promessas que devem apresentar músicas inéditas a serem avaliadas pelo público. Foi daqui que surgiram muitos cantores de renome da música italiana como Domenico Modugno, Gigliola Cinquetti, Sergio Endrigo, Eros Ramazzotti, Laura Pausini, Andrea Bocelli entre outros. Nosso "Rei" Roberto Carlos também participou do festival em 1968 e ficou em primeiro lugar, com Sergio Endrigo, apresentando a música Canzone per te


Um pouco da história do festival...

Festival di Sanremo del 1955

Após a Segunda Guerra Mundial, a Itália tenta voltar à normalidade. A língua italiana é ainda uma língua de poucos porque, mesmo passado quase um século da unificação do país, a maior parte dos italianos fala o dialeto.

Neste contexto, a cidade de Sanremo, ainda em reconstrução, o diretor do Casinò di Sanremo, Pier Bussetti, e Giulio Razzi della Rai, decidem criar um Festival da Música Italiana: é o ano de 1951. O Festival inicialmente é transmitido pelo rádio e somente em 1955 passou a ser um evento televisivo. Em 1976 é transferido do Teatro Casinò ao Teatro Ariston, que até hoje sedia o evento.

Em Saremo participaram no decorrer dos anos quase todos os grandes cantores italianos e muitos jovens ficaram famosos graças ao festival. Também concorreram à disputa musical muitos intérpretes internacionais. Com o tempo, o festival se transformou também em uma vitrine para as casas discográficas e para os vários gêneros musicais.

(Texto, traduzido do original em italiano, e fotos do site Noi parliamo italiano... e tu?)




Este ano o festival teve início no dia 15 de fevereiro e terminou no sábado, dia 19. Foi conduzido pelo cantor Gianni Morandi, pelos cômicos italianos Luca e Paolo, pela italiana Elisabetta Canalis (namorada do ator norte-americano George Clooney) e pela argentina Belén Rodriguez, ambas famosas aqui na Itália. 

Foi a primeira vez que assiti mais de um dia de festival desde que cheguei na Itália, no final de 2006. Lembro de ter visto algumas cenas de 2007, com o histórico apresentador italiano Pippo Baudo e Michelle Hunziker (ex-esposa do cantor Eros Ramazotti) e em 2009, com Paolo Bonolis e Luca Laurenti. Fiquei um pouco decepcionada, talvez porque esperava um evento como aqueles do passado, com cantores e músicas de excelente qualidade. Também não gostei de alguns apresentadores e achei muito colocarem 5 deles. Ficou meio disperso e sem coerência.

Já tem algum tempo que o festival é criticado na mídia. Entre os motivos estão o caráter comercial que vem assumindo, os cantores ganhadores que são indicados por celebridades já consagradas e a qualidade dos apresentadores que nem sempre é compatível com o cachê "generoso" que recebem. 

Uma curiosidade que achei interessante. Antigamente, o Teatro Ariston era todo decorado com flores, símbolo da cidade e do festival, já que Sanremo, município da província de Imperia, na região da Ligúria (noroeste da Itália), tinha nesta plantação a fonte de subsistência.

Para concluir, o único momento mais interessante do festival, na minha opinião, foi a presença do ator e diretor italiano Roberto Benigni como convidado na terceira noite, dia 17 de fevereiro, dedicada aos 150 Anos da Unificação Italiana. Nesse dia aliás, os cantores interpretaram músicas italianas históricas como Mille lire al mese, O surdato 'nnamurato, Mamma mia dammi 100 lire, O sole mio entre outras

Benigni entrou montado em um cavalo branco e agitando uma bandeira italiana. Começou, com seu jeito característico e único, a contar a história da Unificação Italiana, da bandeira e fez uma brilhante interpretação do Il Canto degli Italiani (o Hino Nacional Italiano). Termina cantando a cappella o hino italiano, arrancando apalusos e emocionando o público. Para quem não viu ou quer rever a presença de Benigni nos palcos do Teatro Ariston, seguem abaixo os vídeos do youtube:






10 comentários:

  1. Que legal Ju, não conhecia quase nada sobre o Festival. Foi bom saber mais um pouquinho, afinal já é uma tradição e tenho visto muita gente comentando além de estar nas revistas e jornais. De acontecer "marmeladas" isso faz parte do mundo da mídia, da televisão né? Infelizmente isso deve ocorrer no mundo todo. beijos

    ResponderExcluir
  2. Que lindo este Festival!Bem organizado!! A cidade "ferveu", heim! Beijos e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  3. Juliana,
    gostei de saber mais sobre o Festival della Canzone... e, quero aproveitar para dizer uma coisa: ADORO suas visitas no meu blog... seus comentários são ótimos, bens estruturados e precisos. É ótimo ter visitas como as suas...
    Beijão e ótima semana

    ResponderExcluir
  4. @Carla: este foi o primeiro ano que assiti um pouco mais do festival. Sempre ouvia falar, antes mesmo de vir para ca. Os italianos ficaram revoltados porque ja tem algum tempo que acontece muita "marmelada" e giro de dinheiro que, na verdade, é deles mesmo (por causa da assinatura obrigatoria). Beijos

    @Angela: o festival de Sanremo agita toda a Italia. A midia toda fala dele! Beijos

    @Marcio: fico muito feliz que goste dos meus comentarios! Vc coloca varias dicas interessantes antes mesmo de pisar aqui, imagino quando voce chegar! Beijos

    ResponderExcluir
  5. Acho que este foi o ano que menos assisti..rsss, justificado pois retornei dia 16 do Brasil. Sinceramente nao me atrai muito...

    Cari saluti di Roma
    Gioconda!

    ResponderExcluir
  6. Apesar de nao gostar muito de musica italiana adorei a participaçao do grande mestre Roberto Begnini que deu uma aula de humor e historia.E provavelmente incomodou muitos politicos...

    Gostei muito do seu post.

    Druida.

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju
    Legal conhecer a história deste festival que parece ser muito bom, apesar do apelo comercial.

    ResponderExcluir
  8. @Gioconda: bem justificado mesmo! Saudade do Brasil! Este ano assisti um pouco mais porque consegui driblar meu namorado, contrario ao festival sanremese atual.

    @Druida: o momento mais interessante foi mesmo a participaçao do genial Benigni. Alias, a noite daquele dia, dedicada aos 150 anos de Unificaçao Italiana, foi a que mais gostei por causa das musicas historicas e da aula de Historia do Benigni.

    @Celia: é, ultimamente o festival é muito comercial mesmo. Mas é interessante ver parte da historia da televisao italiana que ainda se mantém.

    ResponderExcluir
  9. Juliana querida, como sou das antigas!
    Gigliola era a minha musa qdo eu era criança, hehehe...
    Um festival desse deve ser tudo de bom.
    Beijos carinhosos,
    Nena.
    www.coracaodanena.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Nena,
    Com aquele jetinho todo meigo e pueril, Gigliola Cinquetti conquistou fãs do mundo inteiro! Você já viu ela cantando "Dio come ti amo" em uma cena de um filme (não me lembro o nome)? É maravilhoso.

    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário!

Mensagens ofensivas ou spam serão eliminados.

Se você tem alguma dúvida urgente, peço desculpas se não respondê-la logo. Verifique nos comentários, pois há muitos casos semelhantes que podem ser os mesmos que o seu!

Com a maternidade, o tempo se tornou muito precioso e tenho me ocupado quase completamente dos cuidados e da educação de minha filha.

Agradeço a sua compreensão!