quarta-feira, 13 de abril de 2011

Bandeirantes, il Brasile alla conquista dell'economia mondiale


Chega amanhã, 14 de abril, nas livrarias italianas Bandeirantes, il Brasile alla conquista dell'economia mondiale, um livro que contará sobre o modelo de desenvolvimento político-econômico do Brasil escrito por dois italianos, pai e filho: Antonio, jornalista, diretor da Fundação Pirelli e meu ex-professor do mestrado na Università Cattolica de Milão, e Carlo Calabrò, gerente executivo de governança interna do Banco Votorantim em São Paulo.

Fiquei muito entusiasmada e feliz quando soube que seria publicado um livro, e em italiano, que descreveria uma outra imagem do Brasil, não aquela estereotipada que nos marca negativamente no exterior, não o do país tropical e exótico, terra do Carnaval, futebol e belas (e fáceis) mulheres. Trata-se do "Brasil do futuro", da economia que avança a passos largos, do crescimento da classe média, do aumento de investimentos internacionais, das indústrias de vanguarda, dos grandes bancos e da Bovespa que vale mais que a Wall Street (EUA) e a Bolsa de Valores de Londres, dos contrates sociais, dos projetos para sanar a pobreza. Enfim, um Brasil digno de respeito e melhor qualificação no cenário mundial.


Antonio Calabrò é autor de um blog (Il blog di Antonio Calabrò) e publicou diversas notícias referentes ao Brasil das últimas décadas. 

4 comentários:

  1. Que dica maravilhosa Ju! Vou procurar o livro pro aqui e è claro vou visitar o blog dele!

    Tentei add o FB do seu blog e nao consegui! snif..snif..

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Cris
    Acho que foi um dos primeiro livros, se nao unico, que fala do nosso pais sem cair no estereotipo Carnaval-futebol-mulheres. O livro foi publicado pela editora Laterza e acho que voce encontra facilmente em outras livrarias.
    Se voce digitar "Brasile" no blog dele, verà como tem noticias boas sobre nosso pais.
    Eu adicionei voce no perfil do blog. Ontem deu erro quando tentei adicionar paginas e pessoas, talvez por isso voce nao conseguiu.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Pelo que vimos nas pesquisas de preparação, Bandeirantes é o primeiro mesmo. Houve um em alemão, uns três anos atrás, mas faltam evoluções importantíssimas (não se fala de crise, de pré-sal, de PAC...) dos anos mais recentes. Por isso que esperamos traduzí-lo e exportá-lo em outros países europeus.

    Obrigado pelo post!

    ResponderExcluir
  4. Olá Carlo,
    Seja sempre bem-vindo e obrigada pelo seu comentário.
    Fiquei muito feliz em ver um livro como Bandeirantes. Não pelo sentimento ufanista que parece ser mais latente quando estamos no exterior, mas por ver que o Brasil é um país que vem despertando interesse mundial nas últimas décadas.
    Quando escrevi este texto, pensei que Bandeirantes poderia ser traduzido e exportado para o Brasil e a América Latina também.
    Obrigada por sua visita!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário!

Mensagens ofensivas ou spam serão eliminados.

Se você tem alguma dúvida urgente, peço desculpas se não respondê-la logo. Verifique nos comentários, pois há muitos casos semelhantes que podem ser os mesmos que o seu!

Com a maternidade, o tempo se tornou muito precioso e tenho me ocupado quase completamente dos cuidados e da educação de minha filha.

Agradeço a sua compreensão!