Resolvi criar um tópico no blog intitulado "Cantores italianos" com o intuito de apresentar aos lusófonos interessados em língua e cultura italiana um pouco mais do panorama musical do país. Inaugura o tema Laura Pausini que, além de ser uma cantora de grande prestígio no exterior, "acompanhou-me" muito durante meus estudos de italiano com sua bela voz e uma musicalidade cativante. E justamente hoje ela se apresenta em São Paulo na turnê de seu último álbum, Inedito.
Laura Pausini nasceu no dia 16 de maio de 1974 em Solarolo, um pequeno município da província de Ravenna, região da Emília-Romanha, situada no norte da Itália. Filha do músico Fabrizio Pausini, Laura herdou do pai uma grande inclinação pela música, participando inicialmente dos corais da igreja e, mais tarde, acompanhando o pai em espetáculos locais de piano-bar. Aos 8 anos de idade faz grande sucesso ao cantar Dolce Remi, música tema de um desenho animado da época. Aos 13 anos, grava em estúdio I sogni di Laura, álbum com composições próprias mas que, por questões legais, foi assinada pelo pai.
Foi em 1993 que sua carreira decolou ao vencer o prestigiado Festival de San Remo na categoria novos talentos com a famosíssima La Solitudine, música que atravessou fronteiras e ganhou o público de muitos países. Poucos meses depois, em 28 de maio de 1993, grava seu primeiro álbum, Laura Pausini, grande sucesso italiano e internacional com 3 milhões de cópias vendidas. No ano seguinte lança seu segundo disco, Laura, que a leva ao mercado discográfico internacional. Ainda em 1994 produziu seu primeiro álbum em espanhol, uma coletânea dos dois primeiros trabalhos, conquistando os fans internacionais. Em 1995 alcança o mercado discográfico de língua inglesa. O sucesso do Festival de San Remo ganhou uma versão em inglês com o nome La Solitudine (Loneliness).
Em seu terceiro disco, Le cose che vivi (1996), Laura aparece pela primeira vez como compositora. Entre os sucessos do álbum está Il mondo che vorrei que a cantora dedicou ao Unicef. No Brasil o disco teve 3 bonus tracks em português: Tudo o que eu vivo (Le cose che vivi), Inesquecível (Incancellabile) e Apaixonados como nós (Due innamorati come noi). Em dezembro se apresenta ao papa João Paulo II no tradicional Concerto di Natale no Vaticano. Sua primeira turnê mundial tem início na Suíça em março de 1997, ano em que recebe 80 discos de platina.
No início da carreira de Laura, a crítica musical classifica suas músicas como melosas e banais. O álbum La mia risposta (1998) parece mesmo ter sido uma resposta à crítica, que passa a considerá-la mais madura e evoluída do ponto de vista musical.
Em 1999 grava One more time para a trilha sonora do filme Uma carta de amor (Message in a Bottle). Em junho do mesmo ano participa do Pavarotti & Friends em Modena, Itália, exibindo sua performance em um dueto com Pavarotti cantando Tu che m'hai preso il cuor.
Tra te e il mare, nome da faixa homônima escrita pelo cantor italiano Biagio Antonacci, debuta como álbum em 2000. Ganha também uma versão espanhola com o nome Entre tú y mil mares e sucesso no Japão com The Extra Mile, uma das canções da trilha sonora do filme Pokémon, o Filme 2000: o Poder de Um (Pokémon, the Movie 2000: The Power of One). Sua primeira coletânea, The Best of Laura Pausini - E ritorno da te, é de 2001 que inclui um dueto com Gilberto Gil [Seamisai (Sei que me amavas)- não achei um vídeo com os dois] e uma faixa especial só no Brasil de Speranza, realizada para a novela Esperança (Globo, 2002). Em outubro grava com nomes importantes da América Latina Todo para ti, escrita por Michael Jackson em prol das famílias das vítimas do atentado de 11 de setembro em Nova York.
Laura Pausini se consolida cada vez mais no mundo artístico-musical da Itália e do mundo afora, participando e colaborando com grandes nomes nacionais e internacionais. Resta in ascolto é o novo trabalho da cantora em 2004, traduzido também em espanhol como o título Escucha, com a participação de grandes celebridades musicais, como Madonna. Em novembro de 2006 mais um álbum sai para sua coleção: Io canto, um cover de músicas italianas de grande sucesso, com direito a mais uma versão espanhola (Yo canto) e um bonus track da faixa principal em francês (Je chante). No dia 2 de junho de 2007 Laura Pausini é a primeira mulher a se apresentar no estádio de San Siro em Milão, rendendo um álbum live (San Siro 2007) que foi lançado em 47 países. Em novembro do mesmo ano, publica seu primeiro livro, Fai quello che sei. Io canto, com mais de 100 mil cópias vendidas.
Em novembro de 2008 mais um álbum de músicas inéditas é produzido por Laura, o Primavera in anticipo (em espanhol, contando com uma versão em espanhol, Primavera anticipada) com a participação de James Blunt em um dueto. Com o cantor e compositor Paolo Carta, é uma das produtoras da música ganhadora do Festival de San Remo 2009, La forza mia. No mesmo ano participa, juntamente com outros grandes cantores italianos, da gravação da música Domani 21/04.09 a favor das vítimas do terremoto em Abruzzo de abril de 2009. Organiza e se apresenta poucos meses depois em um show beneficiente com as maiores vozes femininas da Itália (Amiche per l'Abruzzo). O valor arrecadado é destinado à população afetada pelo terremoto em Abruzzo. No Brasil participa do Duetos, álbum em tributo aos 50 anos do nascimento de Renato Russo, líder do grupo Legião Urbana.
Laura Pausini anuncia uma pausa em 2010. Neste mesmo ano é lançado o DVD Amiche per l'Abruzzo. Volta em novembro de 2011 com Inedito (Inédito em espanhol), 11º álbum de inéditos da carreira, e uma turnê internacional por todo o ano de 2012.
No Brasil
A cantora italiana é muito famosa no Brasil, país sempre presente nas etapas de suas turnês internacionais. Suas músicas já foram temas de várias novelas brasileiras desde 1996 e ganharam versões em português, como a Inesquecível (Incancellabile) e Não Ter (Non c'è), popularizadas na voz de Sandy. Renato Russo gravou títulos como La Solitudine, Strani amori e Gente em seu álbum Equilíbrio Distante (1995).
Bravíssima Laura! Parabéns pelo artigo sobre essa grande cantante italiana muito amada aqui no Brasil! Tive a oportunidade de ir a sua turnê em São Paulo (INÉDITO WORLD TOUR 2012)e foi simplesmente o melhor show da minha vida! Sou uma fã incondicional della Pausini ;)
ResponderExcluir