Cá estou de volta pela primeira vez no ano, atrasadinha como sempre. Vim contar com mais detalhes sobre os lagos italianos, maravilhas espalhadas por toda a bota que encantam nossos olhos.
O escolhido hoje é o Lago de Endine, localizado na Val Cavallina, um dos inúmeros vales alpinos na província de Bergamo, no norte da Itália. Com uma superfície de pouco mais de 2 km2 e uma profundidade máxima de aproximadamente 9 metros, o Lago de Endine percorre 14 km de extensão banhando os municípios de Endine Gaiano, Monasterollo del Castello, Ranzanico e Spinone al Lago. Está situado a 340 m acima do nível do mar e é alimentado por diversas torrentes das montanhas que o circundam. Por apresentar uma rica variedade de fauna e flora, o lago é tutelado por uma entidade territorial da Região Lombardia, da qual pertence a província de Bergamo.
Apresenta uma grande importância turística para a região. Suas águas calmas e límpidas atraem turistas em busca de um maior contato com a natureza ou amantes dos esportes aquáticos e da pesca lacustre. Todo o perímetro do lago é disposto de calçamento e apresenta amplas áreas onde é possível relaxar e contemplar a paisagem bucólica tomando sol ou se deliciando com um romântico pic-nic ou um divertido churrasquinho com os amigos. Alguns restaurantes às margens do lago disponibilizam o aluguel de pedalinhos ou de barcos e canoas. Barcos a motor são proibidos, o que torna um lugar mais tranquilo e seguro. Se o inverno é rígido, suas águas congelam parcial ou totalmente e logo se transforma em atração para adultos e crianças que vão passear ou patinar sobre as grossas calotas de gelo.
Interessantes e dignas de uma visita são as cidadezinhas costeiras ao lago, verdadeiras relíquias alpinas onde o tempo parece ter parado. Dos pontos altos nos municípios de Endine Gaiano, Ranzanico e Bianzano temos uma vista espetacular do lago e de parte do vale que o abriga. Spinone al Lago abriga a graciosa igreja de San Pietro in Vincoli, edificada no século XI, e Monasterolo, além de uma localidade balneária, possui um pequeno castelo medieval que outrora fora mosteiro beneditino.
Como chegar:
Carro
- a nordeste pela Statale 42, para quem vem da Valle Camonica e do extremo sul do Lago de Iseo;
- a sudoeste pela da Statale 42, para quem chega de Milão-Bergamo (saída Autostrada A4 Milano-Venezia, pedágio de Bergamo ou de Seriate)
- a sudeste pela Statale 510, para quem vem de Verona-Brescia (saída Austostrada A4 Milano-Venezia, pedágio Grumello del Monte).
Ônibus
- na plataforma 12 da estação de ônibus de Bergamo (em frente à ferrovia), linhas BS1 (S. San Giovanni - Bergamo - Darfo Boario - Edolo - Ponte di Legno), C (Bergamo - Lovere - Boario) ou C30c (Bergamo - Casazza - Monasterolo - S. Felice al Lago)
Trem
- Estação ferroviária de Bergamo. De lá, pegar os ônibus indicados acima
Aeroportos nas proximidades
- Aeroporto de Bergamo - Orio al Serio (30 km)
- Aeroporto de Brescia/Montichiari - Gabriele D'Annunzio (70 km)
- Aeroporto de Milão - Linate (80 km)
- Aeroporto de Milão - Malpensa (160 km)
- Aeroporto de Verona - Valerio Catullo (160 km)
Fontes:
Lindo Ju!
ResponderExcluirBom 2012 para vc!