quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Lago de Endine

Cá estou de volta pela primeira vez no ano, atrasadinha como sempre. Vim contar com mais detalhes sobre os lagos italianos, maravilhas espalhadas por toda a bota que encantam nossos olhos.

O escolhido hoje é o Lago de Endine, localizado na Val Cavallina, um dos inúmeros vales alpinos na província de Bergamo, no norte da Itália. Com uma superfície de pouco mais de 2 km2 e uma profundidade máxima de aproximadamente 9 metros, o Lago de Endine percorre 14 km de extensão banhando os municípios de Endine Gaiano, Monasterollo del Castello, Ranzanico e Spinone al Lago. Está situado a 340 m acima do nível do mar e é alimentado por diversas torrentes das montanhas que o circundam. Por apresentar uma rica variedade de fauna e flora, o lago é tutelado por uma entidade territorial da Região Lombardia, da qual pertence a província de Bergamo. 



Apresenta uma grande importância turística para a região. Suas águas calmas e límpidas atraem turistas em busca de um maior contato com a natureza ou amantes dos esportes aquáticos e da pesca lacustre. Todo o perímetro do lago é disposto de calçamento e apresenta amplas áreas onde é possível relaxar e contemplar a paisagem bucólica tomando sol ou se deliciando com um romântico pic-nic ou um divertido churrasquinho com os amigos. Alguns restaurantes às margens do lago disponibilizam o aluguel de pedalinhos ou de barcos e canoas. Barcos a motor são proibidos, o que torna um lugar mais tranquilo e seguro. Se o inverno é rígido, suas águas congelam parcial ou totalmente e logo se transforma em atração para adultos e crianças que vão passear ou patinar sobre as grossas calotas de gelo.






Interessantes e dignas de uma visita são as cidadezinhas costeiras ao lago, verdadeiras relíquias alpinas onde o tempo parece ter parado. Dos pontos altos nos municípios de Endine Gaiano, Ranzanico e Bianzano temos uma vista espetacular do lago e de parte do vale que o abriga. Spinone al Lago abriga a graciosa igreja de San Pietro in Vincoli, edificada no século XI, e Monasterolo, além de uma localidade balneária, possui um pequeno castelo medieval que outrora fora mosteiro beneditino.






Como chegar:


Carro 

  • a nordeste pela Statale 42, para quem vem da Valle Camonica e do extremo sul do Lago de Iseo;
  • a sudoeste pela da Statale 42, para quem chega de Milão-Bergamo (saída Autostrada A4 Milano-Venezia, pedágio de Bergamo ou de Seriate)
  • a sudeste pela Statale 510, para quem vem de Verona-Brescia (saída Austostrada A4 Milano-Venezia, pedágio Grumello del Monte).
Ônibus
  • Estação ferroviária de Bergamo. De lá, pegar os ônibus indicados acima
Aeroportos nas proximidades
  • Aeroporto de Bergamo - Orio al Serio (30 km)
  • Aeroporto de Brescia/Montichiari - Gabriele D'Annunzio (70 km)
  • Aeroporto de Milão - Linate (80 km)
  • Aeroporto de Milão - Malpensa (160 km)
  • Aeroporto de Verona - Valerio Catullo (160 km)

Onde comer e dormir: acesse aqui a lista completa dos restaurantes e aqui para os hotéis e B&B



Fontes: 


Um comentário:

Obrigada por sua visita e comentário!

Mensagens ofensivas ou spam serão eliminados.

Se você tem alguma dúvida urgente, peço desculpas se não respondê-la logo. Verifique nos comentários, pois há muitos casos semelhantes que podem ser os mesmos que o seu!

Com a maternidade, o tempo se tornou muito precioso e tenho me ocupado quase completamente dos cuidados e da educação de minha filha.

Agradeço a sua compreensão!