sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Cantores italianos: Giorgia

A escolhida de hoje para a série "Cantores italianos" é a Giorgia que, além de cantora, é compositora e produtora discográfica. Seu talento e sua voz são reconhecidos na Itália e no exterior por grandes nomes da música internacional, garantindo uma carreira brilhante e a venda de mais de 7 milhões de discos.



Giorgia Todrani nasceu em Roma no dia 26 de abril de 1971. Filha de Giulio Todrani (do dueto Juli & Julie, muito famoso nos anos 70), desde cedo tem grande inclinação para a música. Aos 8 anos grava seu primeiro vinil, Chiamatemi Andrea, pela Yep, a mesma casa discográfica que produzia os discos do pai. Sob a formação de Luigi Rumbo, tenor da Capela Sistina, começa a se apresentar em sua cidade natal com a banda Io Vorrei la Pelle Nera e a Friends Acoustic Night, adquirindo mais experiências e influências no jazz, soul, blues, reggae e rock. Em 1990, é convidada para gravar o disco Miserere, de Zucchero, grande nome da música italiana.

Sua carreira ganha notoriedade durante a participação no Sanremo Giovani 1993, uma edição classificatória do famoso festival italiano voltada aos jovens. Giorgia canta Nasceremo, uma das músicas finalistas que lhe dá acesso ao Festival de Sanremo de 1994. A música apresentada para a ocasião foi E poi que se classifica em sétima posição. Neste mesmo ano, grava o disco Giorgia, com as duas músicas apresentadas no festival. Com o sucesso das vendas e a conquista do público, é convidada por Pavarotti a participar do Pavarotti & Friends, interpretando uma música da banda Queen (Who Wants to Live Forever) e duetando com o tenor em uma interpretação de Santa Lucia Luntana. Participa de uma apresentação natalina para o Papa João Paulo II junto com Andrea Bocelli.



O ano de 1995 é a confirmação do sucesso da cantora. Volta ao Festival di Sanremo com a música Come Saprei (escrita com outros compositores, entre eles, Eros Ramazzotti), conquistando a vitória e o Premio della Critica (Mia Martini). Grava seu segundo disco, Come Thelma & Louise, vendendo 300 mil cópias em poucas semanas e recebe de Elton John um convite de participação especial durante sua turnê na Itália. Foi a primeira entre os cantores italianos a duetar com o cantor inglês.

É novamente presente ao Festival de Sanremo em 1996, classificando-se em terceiro lugar com a música Strano il mio destino, mesmo nome do disco que grava logo mais tarde, quase todo ao vivo. No ano seguinte, nasce uma amizade com o cantor napolitano Pino Daniele que lhe oferece o disco Mangio troppa cioccolata, sucesso de vendas e marco da inovação no estilo da cantora. Para retribuir o presente, Giorgia empresta sua voz na música Scirocco d'Africa (do álbum Dimmi cosa succede sulla terra) ao amigo. Mais um disco para a coleção da cantora em 1999: Girasole, gravado em Londres com a colaboração de músicos importantes e uma versão em espanhol; entre os sucessos, uma nova versão de uma antiga música de Gino Paoli, Il cielo in una stanza, produzida pela própria cantora para um filme italiano. Neste mesmo ano, Giorgia é nominada embaixadora do Unicef.

Em 2001 produz o disco Senza Ali nos EUA e que logo se torna um sucesso de vendas e de reconhecimento internacional. Volta mais uma vez aos palcos do Festival de Sanremo com uma música escrita especialmente para ela pelo cantor italiano Zucchero, Di sole e d'azzurro, dando-lhe o segundo lugar na classificação final e uma grande repercussão no mercado britânico.

Giorgia perde seu namorado, o cantor Alex Baroni, em um acidente de moto em 2002 e lhe dedica um disco, Greatest Hits - Le cose non vanno mai come credi. Grava a música Gocce di memoria (do disco Ladra di vento) para o filme La finestra di fronte, hit parade de 2003 que lhe dá diversos prêmios musicais (entre eles, três Italian Music Awards. No verão de 2004 é em venda o primeiro DVD da cantora: Giorgia Ladra di vento Live 03/04, gravado durante um show em Milão. 



Em 2005 grava um Unplugged, sendo a primeira artista italiana a lançar um CD acústico exclusivo pela MTV. É um álbum com novos arranjos acústicos e uma cuidadosa seleção de seus grandes repertórios e de clássicos da música internacional. Visto o grande sucesso do seu novo trabalho, Giorgia é chamada para o programa MTV Storytellers. Dois anos mais tarde ressurge com Stonata, disco inteiramente composto por ela e que lhe rende um Wind Music Award e um Multiplatinum. Neste mesmo ano é convidada especial no Festival de Sanremo. 



Sua primeira coleção é lançada em 2008: Spirito libero - Viaggi di voce 1992-2008, álbum que contém os grandes sucessos da carreira de Giorgia. Participa também da trilha sonora de dois filmes: Solo un padre, onde interpreta Per fare a meno di te (escrita por ela mesma), e Il grande sogno. Ganha um disco duplo de platina e, em 2009, uma premiação em Verona durante o Wind Music Award. Ainda em 2009 participa de dois eventos beneficentes em prol das vítimas do terremoto na região de Abruzzo, no centro-sul da Itália: Domani 21/04.09 e Amiche per l'Abruzzo, organizado pela cantora Laura Pausini.

Giorgia colaborou em mais um filme em 2010: Meu Malvado Favorito (Despicable Me), onde adaptou e cantou a versão italiana de My life (Tu sei em italiano), uma das músicas que compõe a trilha sonora. O último álbum de Giorgia até agora é o Dietro le apparenze, lançado em 2011 e um dos mais vendidos na Itália (ganhou um disco de ouro e um de platina). Neste disco dueta com o cantor Eros Ramazzotti em Inevitabile



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita e comentário!

Mensagens ofensivas ou spam serão eliminados.

Se você tem alguma dúvida urgente, peço desculpas se não respondê-la logo. Verifique nos comentários, pois há muitos casos semelhantes que podem ser os mesmos que o seu!

Com a maternidade, o tempo se tornou muito precioso e tenho me ocupado quase completamente dos cuidados e da educação de minha filha.

Agradeço a sua compreensão!