domingo, 11 de maio de 2014

Lovere, província de Bergamo

Meu tour pela Itália famosa de norte a sul e leste a oeste está suspenso temporariamente por causa da maternidade chegando. Sei que ainda tem muitas outras cidades e regiões para conhecer e postar aqui no blog (e a botinha parece pequena), mas por enquanto vou mostrando e contando um pouco mais sobre os "tesouros" escondidos da Itália, lugares menos badalados e turísticos que fazem este país ainda mais bonito e interessante.

Um desses lugares escondidos é Lovere (a pronúncia é Lôvere), uma pequena cidade do Lago de Iseo situada na província de Bergamo. Há algumas semanas escrevi aqui no blog sobre Pisogne, do lado oposto de Lovere; são duas das tantas graciosas cidadezinhas que se encontram ao redor de um dos mais famosos e importantes lagos italianos.

Lovere vista de Pisogne

Panorama de Lovere

Lovere conta com uma superfície territorial de pouco mais de 7 km quadrados e com uma população em torno dos 5 mil habitantes. Os primeiros habitantes foram os celtas, passando pelos romanos, longobardos e venezianos, povos que contribuíram para o desenvolvimento econômico, estrutural e cultural da cidade. Hoje, a economia de Lovere se baseia na indústria, no comércio e, principalmente, no turismo, visto o grande potencial da cidade em termos paisagísticos e arquitetônicos.


O que ver em Lovere

Lungolago Mario Stoppani
A orla de Lovere é um dos cartões-postais da cidade, ponto de encontros de residentes e turistas nas tardes ensolaradas e nas noites quentes de verão. Ao longo da arborizada beira lago a paisagem se alterna entre praças e edifícios, alguns testemunhas de um distante passado senhoril que Lovere já conheceu. A completar o cenário, as deliciosas sorveterias e os badalados bares, pubs e restaurantes que atraem jovens e adultos em busca de diversão e boa mesa.


É dedicado ao aviador italiano Mario Stoppani, nascido em Lovere e herói da Primeira Guerra Mundial.

Piazza XIII Martiri
Passeando pelo calçadão que costeia o Lago de Iseo, de repente se abre um amplo espaço com vista para o burgo, a parte antiga de Lovere. É a Praça XIII Martiri, centro por excelência da cidade e palco de diversos eventos e festivais.


Completam a atração da praça os antigos edifícios que hoje abrigam hotéis e restaurantes, as cafeterias e as lojas.

Burgo/Centro histórico
Lovere pertence ao clube I borghi più belli d'Italia (Os burgos mais belos da Itália, escrevi sobre o assunto aqui), uma iniciativa de alguns municípios italianos que visam valorizar o patrimônio artístico e cultural dos pequenos centros presentes no país.


Quem visita o centro histórico de Lovere entende o motivo da cidade ter sido escolhida para entrar no seleto grupo. Um passeio pelas ruas estreitas e largas praças é uma verdadeira volta ao tempo de esplendor que a cidade já viveu. Vale a pena uma parada na Piazza Vittorio Emanuele II, antigo centro administrativo de Lovere, para admirar o Palazzo del Podestà e a Torre Cívica com seu afresco da época veneziana em Bergamo (1442).


Igrejas
Igreja na Europa é sinônimo de obra de arte e a pequena cidade de Lovere não fica de fora desta lista. A cada esquina encontramos uma igreja de importância histórica, algumas até bem escondidinhas que acabam passando despercebidas pelos pedestres, ocupados com seus pensamentos do cotidiano.

As mais turísticas são estas:

Basilica di Santa Maria in Valvendra: a imponente basílica de 75 m x 25 m começou a ser construída entre os anos de 1473 e 1483, período flórido para a economia de Lovere, no leito de uma corrente de água que nasce no Vale Vendra (daí o nome da basílica).


O estilo é renascentista, com elementos de influências venezianas, apresenta três naves divididas em 12 colunas e capelas do lado esquerdo. A obra artística mais importante presente na igreja é um órgão pintado pelos artisitas locais Ferramola e Antonio Bonvicino, apelidado de "il moretto" ("o mourinho").

Santuario delle Sante Gerosa e Capitanio: o templo, originalmente dedicado a Cristo, foi consagrado em 1938 pelo bispo de Brescia em homenagem a duas cidadãs de lovere canonizadas em 1950 pelo papa Pio XII, Bartolomea Capitanio e Vincenza Gerosa.

O santuário visto de fora já chama atenção por si só. A escadaria externa é decorada comr mosaicos que representam aas obras de caridade das "Suore di Maria Bambina" ("Irmãs de Maria Menina"), instituição fundada pelas santas Capitanio e Gerosa em 1832 e hoje referência mundial.


Já o interior dispensa comentários por falta de palavras que possam descrever com perfeição os mosaicos dourados, tão minuciosamente compostos a formar imagens de santos, e os vitrais coloridos com cenas bíblicas e de gestas cavaleirescas de Brescia e Bergamo. Infelizmente, minhas fotos não puderam captar estas imagens como meus olhos.


Chiesa di San Giorgio: começou a ser construída no final do século XIV sobre as estruturas de uma torre medieval já existente, a Torre Soca.




Accademia Tadini
O palácio sede da atual Academia foi construído entre 1821 e 1826 a mando do conde Luigi Tadini para abrigar sua coleção de artes. Foi aberta ao público em 1828 com o nome Galleria dell'Accademia Tadini e hoje é um dos museus mais antigos da região Lombardia.


A Galeria conserva uma rica coleção de obras da escola lombarda e vêneta dos séculos XIV ao XVIII, bem como porcelanas italianas e europeias.

Porto turístico
Na área do porto de Lovere o visitante encontra diversas maneiras de lazer que vai desde um simples passeio para observar o Lago de Iseo ao centro cultural, pubs, restaurantes, área verde e piscinas.


Como chegar em Lovere

De avião
Os aeroportos mais perto de Lovere são:

De ônubus
Nas proximidades do metrô de Milão-Sesto San Giovanni há uma linha que passa em Lovere (Linha BS1 da SAB Autoservizi). O ponto inicial dele é na estação Sesto Marelli e a direção é Ponte di Legno.
De Bergamo, é só procurar a plataforma da rodoviária (em frente à estação ferroviária) onde passa a Linha C (direção Darfo Boario Terme).
Tanto de Milão quanto de Bergamo, o ônibus é o meio mais cômodo para chegar até Lovere. E ainda dá para ver as belezas do Lago de Endine no meio do caminho (vejam aqui as fotos e o post que escrevi sobre este lago tão bonitinho).
Da Brescia, saem ônibus para Pisogne ou Darfo Boario Terme da linha F27 (Brescia-Iseo-Edolo) operada pela companhia FNMA (Ferrovie Nord Milano Autoservizi). Em Pisogne é só pegar a balsa que vai para Lovere ou um outro ônibus em Boario Terme.

De trem
Na estação ferroviária de Brescia é só procurar pelo binario ovest, onde opera a companhia Trenord. O destino final é Darfo, Breno ou Edolo. Descendo Boario há vários ônibus para Lovere (direção Bergamo).

De carro
Saindo de Milão pela Autostrada Milano-Venezia, o melhor caminho é passando por Bergamo e seguindo pela SS42 (del Tonale e della Mendola).
De Brescia é só pegar a SS510 e seguir para Lago de Iseo/Valle Camonica/Passo del Tonale. Saindo em Pisogne é preciso ainda pegar a SS55 e seguir em direção a Costa Volpino. Daí é só seguir reto pela Via Nazionale, fazer a rotatória perto de um túnel e pegar a estrada à esquerda.

De balsa
De qualquer cidade localizada às margens do Lago de Iseo é possível chegar em Lovere, principalmente no verão, quando há mais linhas disponíveis e a paisagem está no máximo de seu esplendor.
Os horários e as informações mais detalhadas estão disponíveis no site Navigazione Lago d'Iseo.


Fonte

La guida del Lago d'Iseo. Edizioni Duina Eugenio.
Wikipedia


7 comentários:

  1. Querida Juliana, a maternidade absorve-nos de uma forma completa e deliciosa. Aproveite muito esses momentos. Os passeios podem esperar. Voltarei noutra altura para reler o post, a minha ligação de internet anda louca e não consegui apreciar grande parte das fotos.
    Beijinho, um domingo muito doce
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Ruthia,
      Como tens razão! Nunca meu tempo foi tão deliciosamente ocupado, mesmo com sonos desregulados :)
      Estou te devendo uma visita, já sinto falta de ler tuas crônicas sempre muito interessantes e apreciar as belas fotos.

      Uma boa semana!

      Excluir
  2. Que lindo!!! Vou conhecer a Europa em jan. Passarei pela Itália. Alguém pode me indicar um bom seguro viagem? Bjs, Ayla.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ayla!
      A Nina foi mais rápida e eficiente em indicar um seguro de viagem.
      :)

      Excluir
  3. Me bateu saudades agora lendo este post. Estive na Itália recentemente e passei por Lovere! Ayla, o seguro eu fechei c/ a www.touristcard.com.br Eles estão c/ uma promo p/ quem apresentar o código. Usa o meu: tourist15. bj Nina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nina!
      Gostou de Lovere? É raro encontrar turistas brasileiros por aqui, pelo menos em vista de Veneza-Roma-Milão :)

      Excluir
  4. Itália, de toda parte onde olhamos, coisas lindas pra ser ver... Blog muito bom e muito bonito... cheio de boas informaçoes... Desculpa se publico anonimo... vou procurar fazer uma inscriçaso eu tb... um abraçao (Cristina)

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário!

Mensagens ofensivas ou spam serão eliminados.

Se você tem alguma dúvida urgente, peço desculpas se não respondê-la logo. Verifique nos comentários, pois há muitos casos semelhantes que podem ser os mesmos que o seu!

Com a maternidade, o tempo se tornou muito precioso e tenho me ocupado quase completamente dos cuidados e da educação de minha filha.

Agradeço a sua compreensão!