sexta-feira, 26 de junho de 2009

Milano: Chiesa di Santa Maria delle Grazie e il Cenacolo



No lugar da antiga capelinha que protegia um afresco de Nossa Senhora das Graças, venerada pelos fiéis e até hoje presente na atual igreja, os frades dominicanos começaram a construir o próprio convento. Sob o patrocínio de Guiniforte Solari, em 1463, começou-se então a construção da majestosa igreja, concluída apenas em 1490.


É uma igreja em estilo gótico-renascentista, com fachada simples e a forma de cabana, caracteristicamente lombarda. Ao fundo, ergue-se o monumento fúnebre que Ludovico, o Mouro (antigo duque de Milão, da família Sforza) mandou construir para si e para sua esposa, Beatriz do Leste. É um edifício renascentista com a parte superior em forma poligonal e uma elegante cúpula toda decorada com brasões da família Sforza e retratos de santos.


Mas a fama da igreja se deve mesmo a uma obra-prima de Leonardo Da Vinci, A Última Ceia. Foi um pedido do duque Ludovico Sforza e se conserva até hoje no refeitório do convento de Santa Maria delle Grazie (na foto, vê-se um pedaço do convento, do lado esquerdo). Foi um trabalho que durou três anos (de 1495 a 1498) e sofreu alguns danos como o alargamento de uma porta que não poupou os pés de Cristo e de alguns apóstolos e dos bombardeamentos de agosto de 1943, em plena Segunda Guerra Mundial. Foi restaurada diversas vezes e quase foi perdida, tanto que o poeta italiano Gabriele D'Annunzio dedicou ao trabalho leonardesco a Ode per la morte di un capolavoro (Ode pela morte de uma obra-prima).


O afresco de Da Vinci mede 4,6 m x 8,8 m e foi inspirado no Envangelho de João (João 13:21-26), no qual Jesus, reunido com os doze apóstolos, anuncia a traição por parte de um deles. É parte do Patrimônio da Humanidade, tutelado pela Unesco e pode ser visitata com uma prévia reserva. Mais informações aqui.


O endereço é Piazza Santa Maria delle Grazie 2, continuação do Corso Magenta (as estações de metrô mais próximas são Cadorna ou Conciliazione; os bondes que passam próximos são o 24 Corso Magenta e o 16 San Siro-Duomo).


E quem quiser admirar a grande obra de Leonardo via internet e em alta resolução, é só acessar o site Halta Definizione


2 comentários:

  1. Oi:
    Não é uma tela, pintura ou quadro; refere-se a um afresco que é, basicamente, pintura diretamente na argamassa ainda úmida.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela observação! Tinha deixado passar sem ter notado o erro.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário!

Mensagens ofensivas ou spam serão eliminados.

Se você tem alguma dúvida urgente, peço desculpas se não respondê-la logo. Verifique nos comentários, pois há muitos casos semelhantes que podem ser os mesmos que o seu!

Com a maternidade, o tempo se tornou muito precioso e tenho me ocupado quase completamente dos cuidados e da educação de minha filha.

Agradeço a sua compreensão!