quarta-feira, 22 de julho de 2009

Torino: Piazza Statuto e suas superstições







Piazza Statuto é uma das praças mais importantes de Turim, localizada no centro da cidade. Na Idade Média, era um dos quatro pontos de acesso à cidade. É toda circundada por uns prédios vermelhos com pórticos, como se pode ver na foto acima, construídos em 1864 pela impresa londrina Italian Building Society Ltda., que abandonou a obra depois que a capital da Itália foi transferida para Florença e depois, Roma.


Ao centro da praça, ergue-se o monumento ao Traforo Ferroviario del Frejus, um túnel que liga a Itália à França e consiste em uma grande pirâmide de pedras (estas provenientes das escavações), um gênio alado na ponta e os titãs em mármore que parecem estar caindo. Tudo isso é uma alegoria da razão (representada pelo gênio) que triunfa sobre a força (os gigantes), de acordo com a corrente filosófica da época, o Positivismo. Entretanto, a tradição popular diz que o monumento é uma homenagem aos operários que morreram durante a construção do túnel.


Aliás, a praça é alvo de algumas crenças. Por estar situada a oeste, portanto, onde o sol se põe e começa a escuridão, era considerado um local nefasto e mal-assombrado. Era também o local de julgamento e execução dos condenados e onde começava o grande cemitério da cidade. E as lendas não param por aqui: muitos acreditam que alí está um dos vértices do triângulo da magia negra, situado em um obelisco próximo ao monumento ao Frejus. Na verdade, o tal obelisco marca o 45º paralelo.


2 comentários:

  1. Olá!
    Tenho-me deliciado com as tuas descrições de Torino, uma cidade que para mim era até agora completamente desconhecida.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Estive por aqui em visita ao seu blog!! Abraços!!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário!

Mensagens ofensivas ou spam serão eliminados.

Se você tem alguma dúvida urgente, peço desculpas se não respondê-la logo. Verifique nos comentários, pois há muitos casos semelhantes que podem ser os mesmos que o seu!

Com a maternidade, o tempo se tornou muito precioso e tenho me ocupado quase completamente dos cuidados e da educação de minha filha.

Agradeço a sua compreensão!