segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Características gerais da Itália

Aspectos físicos

A Itália é um país da Península Itálica que se localiza no sul da Europa. É banhada a leste pelo Mar Adriático, a oeste pelo Mar Tirreno e Lígure e a sul pelos mares Jônico e Mediterrâneo. Faz fronteira com a Eslovênia, Áustria, Suíça e França. Estão sob jurisdição do Estado italiano inúmeros arquipélagos espalhados pelos seus mares, além das grandes ilhas e também regiões da Itália: Sicília e Sardenha.

 


Outras principais características físicas da Itália são:
  • Relevo: Alpes, no extremo norte, Apeninos, cadeia montuosa que atravessa o país de norte a sul, e a Pianura Padana, a maior planície italiana localizada entre os Alpes e os Apeninos;
  • Vulcões: Vesúvio (situado no golfo de Nápoles, é ativo e de tipo explosivo) e Etna (é o maior da Europa, em constantes erupções e está situado na cidade siciliana de Catânia).
  • Rios: os maiores são o (com mais de 600 km de extensão, atravessa quase todo o norte da Itália), o Ádige (banha as regiões do Trentino Alto-Ádige e Vêneto), o Arno (Florença) e o Tibre (Roma);
  • Lagos: a Itália é um país rico em lagos e os maiores são o Lago de Garda (ou Benaco, pertence às regiões do Trentino Alto-Ádige, Vêneto e Lombardia), o Lago Maggiore (ou Verbano, banha a Suíça e as regiões italianas da Lombardia e Piemonte) e o Lago de Como (ou Lario, na região da Lombardia);
  • Clima: continental (invernos rígidos e verões úmidos) nas zonas internas do norte do país e mediterrânico (invernos amenos e verões quentes e secos) no centro-sul e litoral;
  • Vegetação: florestas temperadas com folhas caduciformes (que caem durante o outono) no norte do país, de altitude em zonas mais altas dos Apeninos e mediterrânea no centro-sul.
Dentro da Itália há dois enclaves (um território totalmente cercado por outro estrangeiro, em outras palavras, um país dentro do outro): o Estado da Cidade do Vaticano e a Sereníssima República de San Marino.

Mapa da Cidade do Vaticano

Localização da República de São Marino


Aspectos políticos

Roma é a capital do país desde 1871, dez anos após a Unificação. Turim foi a primeira capital da Itália, seguida por Florença. No dia 17 de março de 1861 a Itália foi unificada e no dia 2 de junho de 1946 foi proclamada a República.

Brasão da República Italiana

A Itália é uma República Parlamentarista, forma de governo é baseada nos parlamentos (Câmara dos Deputados e Senado), com um chefe de Estado (Presidente) e um chefe de governo (primeiro-ministro). É um dos membros e fundadores da União Europeia e a moeda em circulação é o Euro, que substituiu a Lira em 2002.

O território italiano está dividido em 20 regiões, 107 províncias e 8110 comuni (o equivalente no Brasil às prefeituras). As regiões foram instituídas em 1948 com a finalidade de reconhecer, promover e proteger a autonomia local, mas só entraram em vigor em 1970. 

As regiões da Itália divididas em norte, centro e sul segundo as cores da bandeira nacional

Há duas categorias de regiões. São elas:
  • Regiões Autônomas com Estatuto Especial, já que possuem grande autonomia sobre as leis e economia locais (quase toda a renda dos impostos arrecadados é controlada por estas regiões e não pelo Estado). Para que uma região seja enquadrada neste perfil, é preciso responder a alguns requisitos culturais, linguísticos e geograficos, como o caso das regiões da Sicília, Sardenha, Valle d'Aosta, Friuli-Venezia Giulia e Trentino Alto-Adige;
  • Regiões com Estatuto Ordinário, que foram criadas para descentralizar o governo do país. Em 2001, porém, a Constituição Italiana passou por reformas e estabeleceu que somente a saúde e a educação públicas passariam a ser de competência regional. Quase toda a renda nestas regiões é dirigida ao Estado, o que causa discórdias entre o norte e o sul do país, já que o polo industrial da economia italiana está concentrado nas regiões setentrionais.


Cada região se subdivide em províncias (execeto a Valle d'Aosta) que, por sua vez, são subdivididas em comuni. As regiões e as províncias possuem, cada qual, uma capital e um presidente. Nos comuni, a figura máxima é o sindaco (cargo equivalente ao de prefeito no Brasil) e as subdivisões que se usam nos comuni ou nas cidades são: frazioni (a grosso modo, os distritos no Brasil), quartieri, rioni, bor ghi, sestieri, contrada e zona (equivalentes aos bairros). A palavra quartiere tem origens medievais e indicava os quatro setores que dividiam a cidade, ao passo que sestiere é a divisão em seis partes (até hoje o termo é usado em Veneza). 

Siglas das províncias da Itália


Aspectos linguísticos e culturais

O italiano é a língua oficial do país, que coexiste com outros grupos linguísticos: sardo (falado na Sardenha), friulano (predominante na região de Friuli-Venezia Giulia), alemão e ladino (em Trentino Alto-Adige) e francês (na Valle d'Aosta). A Itália também é rica de dialetos, falados em todo o território nacional, sobretudo em ambientes familiares.

Dialetos da Itália divididos geograficamente

Il canto degli italiani (O canto dos italianos), mais conhecido como Fratelli d'Italia (Irmãos da Itália) ou Inno di Mameli, é o hino nacional e a autoria se deve a Goffredo Mameli. Foi escrito em 1847 para a comemoração do centenário da expulsão dos austríacos na Itália, mas só foi adotado como hino oficial em outubro de 1946. O coro Va, pensiero (terceiro ato da ópera Nabucco, de Giuseppe Verdi), cuja história narra o exílio dos hebreus da Babilônia depois da perda do Primeiro Templo de Jerusalém, entrou na disputa para se tornar Hino da Itália e acabou ficando como o hino do partito Lega Nord (Liga Norte, partido de fundamento autonomista centro-direitista).



Uma curiosidade a respeito da origem do nome Itália. Há várias teorias não muito precisas a respeito, mas o que se sabe é que os povos que habitavam o sul da península possuíam grandes rebanhos bovinos, tão venerados a ponto de se tornarem símbolos da moeda da época, os vitalos. De vitalos, o termo passou a italos, designando os povos do sul primeiramente e, mais tade, os romanos.



Fonte:

Wikipedia


2 comentários:

Obrigada por sua visita e comentário!

Mensagens ofensivas ou spam serão eliminados.

Se você tem alguma dúvida urgente, peço desculpas se não respondê-la logo. Verifique nos comentários, pois há muitos casos semelhantes que podem ser os mesmos que o seu!

Com a maternidade, o tempo se tornou muito precioso e tenho me ocupado quase completamente dos cuidados e da educação de minha filha.

Agradeço a sua compreensão!