segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Características gerais da Itália

Aspectos físicos

A Itália é um país da Península Itálica que se localiza no sul da Europa. É banhada a leste pelo Mar Adriático, a oeste pelo Mar Tirreno e Lígure e a sul pelos mares Jônico e Mediterrâneo. Faz fronteira com a Eslovênia, Áustria, Suíça e França. Pertencem ao Estado italiano inúmeros arquipélagos espalhados pelos seus mares, além das grandes ilhas e também regiões da Itália: Sicília e Sardenha.



Outras principais características físicas da Itália são:
  • Relevo: Alpes, no extremo norte, Apeninos, cadeia montuosa que atravessa o país de norte a sul, e a Pianura Padana, a maior planície italiana localizada entre os Alpes e os Apeninos;
  • Vulcões: Vesúvio (situado no golfo de Nápoles, é ativo e de tipo explosivo) e Etna (é o maior da Europa, em constantes erupções e está situado na cidade siciliana de Catânia).
  • Rios: os maiores são o (com mais de 600 km de extensão, atravessa quase todo o norte da Itália), o Ádige (banha as regiões do Trentino Alto-Ádige e Vêneto), o Arno (Florença) e o Tibre (Roma);
  • Lagos: a Itália é um país rico em lagos e os maiores são o Lago de Garda (ou Benaco, pertence às regiões do Trentino Alto-Ádige, Vêneto e Lombardia), o Lago Maggiore (ou Verbano, banha a Suíça e as regiões italianas da Lombardia e Piemonte) e o Lago de Como (ou Lario, na região da Lombardia);
  • Clima: continental (invernos rígidos e verões úmidos) nas zonas internas do norte do país e mediterrânico (invernos amenos e verões quentes e secos) no centro-sul e litoral;
  • Vegetação: florestas temperadas com folhas caduciformes (que caem durante o outono) no norte do país, de altitude em zonas mais altas dos Apeninos e mediterrânea no centro-sul.

Dentro da Itália há dois enclaves (um território totalmente cercado por outro estrangeiro, em outras palavras, um país dentro do outro): o Estado da Cidade do Vaticano e a Sereníssima República de San Marino.


Aspectos políticos

Roma é a capital do país desde 1871, dez anos após a Unificação. Turim foi a primeira capital da Itália, seguida por FlorençaNo dia 17 de março de 1861 a Itália foi unificada e no dia 2 de junho de 1946 foi proclamada a República.

A Itália é uma República Parlamentarista, forma de governo baseada nos parlamentos (Câmara dos Deputados e Senado), com um chefe de Estado (Presidente) e um chefe de governo (primeiro-ministro). É um dos membros e fundadores da União Europeia e a moeda em circulação é o Euro, que substituiu a Lira em 2002.

O território italiano está dividido em 20 regiões, 107 províncias e 8110 comuni (o equivalente no Brasil às prefeituras). As regiões foram instituídas em 1948 com a finalidade de reconhecer, promover e proteger a autonomia local, mas só entraram em vigor em 1970. 

Há duas categorias de regiões. São elas:
  • Regiões Autônomas com Estatuto Especial, já que possuem grande autonomia sobre as leis e economia locais (quase toda a renda dos impostos arrecadados é controlada por estas regiões e não pelo Estado). Para que uma região seja enquadrada neste perfil, é preciso responder a alguns requisitos culturais, linguísticos e geograficos, como o caso das regiões da Sicília, Sardenha, Valle d'Aosta, Friuli-Venezia Giulia e Trentino Alto-Adige;
  • Regiões com Estatuto Ordinário, que foram criadas para descentralizar o governo do país. Em 2001, porém, a Constituição Italiana passou por reformas e estabeleceu que somente a saúde e a educação públicas passariam a ser de competência regional. Quase toda a renda nestas regiões é dirigida ao Estado, o que causa discórdias entre o norte e o sul do país, já que o polo industrial da economia italiana está concentrado nas regiões setentrionais.

Cada região se subdivide em províncias (execeto a Valle d'Aosta) que, por sua vez, são subdivididas em comuni. As regiões e as províncias possuem, cada qual, uma capital e um presidente. Nos comuni, a figura máxima é o sindaco (cargo equivalente ao de prefeito no Brasil) e as subdivisões que se usam nos comuni ou nas cidades são: frazioni (a grosso modo, os distritos no Brasil), quartieri, rioni, borghi, sestieri, contrada e zona (equivalentes aos bairros). A palavra quartiere tem origens medievais e indicava os quatro setores que dividiam a cidade, ao passo que sestiere é a divisão em seis partes (até hoje o termo é usado em Veneza). 


Aspectos linguísticos e culturais

O italiano é a língua oficial do país, que coexiste com outros grupos linguísticos: sardo (falado na Sardenha), friulano (predominante na região de Friuli-Venezia Giulia), alemão e ladino (em Trentino Alto-Adige) e francês (na Valle d'Aosta). A Itália também é rica de dialetos, falados em todo o território nacional, sobretudo em ambientes familiares.

Dialetos e línguas da Itália. Fonte: Wikipedia

Il canto degli italiani (O canto dos italianos), mais conhecido como Fratelli d'Italia (Irmãos da Itália) ou Inno di Mameli, é o hino nacional e a autoria se deve a Goffredo Mameli. Foi escrito em 1847 para a comemoração do centenário da expulsão dos austríacos da Itália, mas só foi adotado como hino oficial em outubro de 1946. O coro Va, pensiero (terceiro ato da ópera Nabucco, de Giuseppe Verdi), cuja história narra o exílio dos hebreus da Babilônia depois da perda do Primeiro Templo de Jerusalém, entrou na disputa para se tornar Hino da Itália e acabou ficando como o hino do partito Lega Nord (Liga Norte, partido de fundamento autonomista centro-direitista).




2 comentários:

Obrigada por sua visita e comentário!

Mensagens ofensivas ou spam serão eliminados.

Se você tem alguma dúvida urgente, peço desculpas se não respondê-la logo. Verifique nos comentários, pois há muitos casos semelhantes que podem ser os mesmos que o seu!

Com a maternidade, o tempo se tornou muito precioso e tenho me ocupado quase completamente dos cuidados e da educação de minha filha.

Agradeço a sua compreensão!