quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Venezia: Piazza San Marco



Definida por Napoleão Bonaparte como "a mais bela sala de visitas da Europa", a Piazza San Marco, no centro da cidade, aparece imponente aos nossos olhos em todos os ângulos. No século IX, durante os anos da Serenissima, foi palco de importantes acontecimentos políticos e hoje é um dos Patrimônios da Humanidade da Unesco.

É a maior praça da cidade e está dividida em três partes: a Piazza San Marco, onde se localizam as Procuraties (Procuradorias, casas dos antigos procuradores da República de Veneza), a Torre do Relógio, a Basílica e o Campanário de São Marcos; a Piazzetta San Marco, voltada para o mar, onde estão o Palazzo Ducale e a Biblioteca Marciana (o nome deriva de São Marcos, santo padroeiro de Veneza); e a Piazzetta dei Leoncini, do lado oposto à Piazzetta San Marco, assim chamada por causa de dois leõezinhos de mármore. 

Piazzetta San Marco, em direção ao cais

As Procuraties estão divididas em Procuraties Vecchie e Procuratie Nuove e hoje abrigam lojas, museus, escritórios e parte da Biblioteca. Entre uma procuradoria e outra, no centro, está a Ala Napoleonica. Do lado esquerdo da praça encontramos a Torre dell'Orologio (Torre do Relógio), construída entre 1496 e 1499, cujo relógio marca, além das horas, os dias, as fases da Lua e o zodíaco. 


A Torre do Relógio

No fundo da praça, está a Basilica di San Marco, símbolo da cidade e o exemplo mais notável da arquitetura bizantina (do Império Bizantino ou Império Romano do Oriente) na Itália. Logo à frente da basílica está o Campanile di San Marco (Campanário de São Marcos), apelidado pelos venezianos de El paròn de casa (O patrão da casa). O campanário que vemos hoje é uma reconstrução idêntica do original, iniciado no século IX e terminado no século XII, que veio abaixo em julho de 1902 devido a uma rachadura que aparecera dias antes.


Piazza San Marco: Basílica e Campanário

Entre a Piazza San Marco e o cais, surge o imponente Palazzo Ducale, nascido para ser a residência do doge após sua transferência da ilha de Malamocco a Veneza, no século IX. Da primeira construção nada sobrou, já que o palácio foi incendiado durante uma revolta em 976. Seguiu-se então a construção de uma fortaleza com torres e fortificações e que acabou sendo reestruturada até receber a forma de um elegante palácio, tal como vemos atualmente. Em 1483, 1574 e 1577, eis que o Palazzo Ducale é incendiado novamente, mas não houve grandes destruições e hoje nos apresenta imponente, no seu estilo gótico-veneziano, com colunas de mármore, janelas em formas ovais, pináculos e a majestosa varanda central. É sede do Museu Cívico e guarda verdadeiros tesouros. 

Palazzo Ducale

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita e comentário!

Mensagens ofensivas ou spam serão eliminados.

Se você tem alguma dúvida urgente, peço desculpas se não respondê-la logo. Verifique nos comentários, pois há muitos casos semelhantes que podem ser os mesmos que o seu!

Com a maternidade, o tempo se tornou muito precioso e tenho me ocupado quase completamente dos cuidados e da educação de minha filha.

Agradeço a sua compreensão!