quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Venezia: pontes, canais e calli

Um dos inúmeros e fascinantes canais de Veneza

Quem já esteve em Veneza ou a conhece através de fotos ou filmes, deve ter notado a grande presença de pontes, canais e ruas estreitas, as calli. São parte integrante do cenário veneziano e um dos responsáveis pela particularidade da ilha. Afinal, sem eles, como é que poderíamos passear pela fascinante Veneza?

Começando pelos canais, o mais importante é o Canal Grande, uma grande avenida aquática de 3800 m de comprimento, largura que varia dos 30 a 70 m e uma profundidade de 5 m. Atravessa toda a ilha e divide o centro histórico em duas partes. Quando passamos por ele podemos observar suntuosos edifícios de diversas épocas e estilos arquitetônicos. Quatro pontes atravessam o Canal Grande: Ponte di Rialto, Ponte degli Scalzi, Ponte dell'Accademia e Ponte della Costituzione.


Canal Grande

A ponte mais antiga e importante é a Ponte di Rialto, um dos símbolos de Veneza e parada obrigatória de muitos turistas. A primeira versão da ponte é de 1181 e era formada por vários barcos enfileirados de uma margem a outra do canal. Foi substitída por uma de madeira em forma de V ao contrário e que se abria cada vez que chegava algum navio do mar, mas acabou caindo e, em 1531, construíram a atual ponte, toda de pedra. É uma ponte grande, com escadarias e até lojinhas.

Ponte di Rialto

Ponte di Rialto

Outra famosa e fotografada ponte veneziana é a Ponte dei Sospiri que, apesar do nome, não tem nenhuma conotação romântica. Ela liga o Palazzo Ducale às Prigioni Nuove e recebe este nome por ser a passagem principal que conduzia os condenados às celas. Era a última oportunidade de ver, através das janelas quase fechadas, o mundo externo.

Ponte dei Sospiri

Quanto às calli, encontramos inúmeras delas e de todos os tamanhos. Em algumas delas, podemos tranquilamente tocar as paredes com os braços abertos. A última que medi tinha uma largura de 3 passos! Os nomes de cada uma têm várias origens: nomes de pessoas famosas que possuíam casas na região (Ca' Foscari), proximidade a igrejas e conventos (Calle della Chiesa), atividade ou profissão um tempo praticados no local (Calle dei Caleghèri - Rua do Sapateiro -, Calle del Barba Frutariòl - Rua do Tio Quitandeiro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita e comentário!

Mensagens ofensivas ou spam serão eliminados.

Se você tem alguma dúvida urgente, peço desculpas se não respondê-la logo. Verifique nos comentários, pois há muitos casos semelhantes que podem ser os mesmos que o seu!

Com a maternidade, o tempo se tornou muito precioso e tenho me ocupado quase completamente dos cuidados e da educação de minha filha.

Agradeço a sua compreensão!