sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Il Capodanno

Capodanno, em italiano, significa início do ano e é uma festa muito comemorada aqui na Itália

É muito comum festejar a chegada do Ano Novo em casa com amigos e parentes. E não é difícil imaginar os deliciosos e variados pratos presentes à mesa de uma família italiana. Mas o que não pode faltar na ceia de San Silvestro (São Silvestre) é um belo prato de lentilhas acompanhadas de cotechino (salame suíno cozido) e zampone (pé de porco), que é para dar muito dinheiro no ano que se aproxima. Outra iguaria muito comum são os pratos a base de peixe. Como brinde, nada melhor que o champanhe, ou spumante, como eles preferem chamar.

Depois da ceia ou à espera da diversão na rua ou nas discotecas, é tradição made in Italy jogar a famosa tombola (bingo), acompanhada de muita gritaria e risadas. Cartas e outros jogos de mesa também são bem vindos, desde que esteja presente o espírito da diversão. 

Aqui não é tradição vestir-se de branco, mas nem por isso os italianos deixam a superstição de lado no Réveillon. O traje obrigatório entre os supersticiosos aqui é usar pelo menos uma peça de roupa íntima de cor vermelha. Beijar o amado ou amada debaixo da planta de visco ou ao som dos sinos da meia-noite (melhor ainda em Veneza) também entra na lista dos mais românticos.

À meia-noite, depois da contagem regressiva para a chegada do novo ano, é um festival de abraços e beijos, fogos, quebra-quebra de garrafas e taças e o clássico trenzinho ao som do refrão da música Taj Mahal, de Jorge Ben Jor (que aqui eles cantam "pe pe pe re re pe").




Um agradecimento especial a todos os seguidores e amigos que me perderam alguns de seus preciosos minutos lendo e comentando meus textos neste ano. Que 2012 seja um ano de muitas felicidades, saúde e grandes conquistas para todos nós!

Feliz Ano Novo!


3 comentários:

  1. Ju
    Qta tradição nesta linda e mágica Itália!
    Desejo que 2012 seja lindo e cheio de planos concretizados. Que este maravilhoso país consiga se reerguer e continuar a dar tantas alegrias a todos.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá Juliana,
    Desejo um ano de 2012 repleto de realizaçoes, saúde e paz.
    Obrigada pelos votos de Natal. Espero que o seu tenha sido inesquecível.
    Um grande beijo e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  3. Olá querida, tudo bem?
    Só agora cá tive tempo de vir ver as tuas novidades. Espero ainda chegar a tempo de te desejar tudo de bom para este novo ano.
    um bjinho grande,

    Paula

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário!

Mensagens ofensivas ou spam serão eliminados.

Se você tem alguma dúvida urgente, peço desculpas se não respondê-la logo. Verifique nos comentários, pois há muitos casos semelhantes que podem ser os mesmos que o seu!

Com a maternidade, o tempo se tornou muito precioso e tenho me ocupado quase completamente dos cuidados e da educação de minha filha.

Agradeço a sua compreensão!