sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

As tradições natalícias na Itália

Quando dezembro chega aqui na Itália, as cidades parecem ganhar um toque especial. São as tradições natalícias, que ainda são muito presentes na vida dos italianos. E quais são elas?

O presépio é, por excelência, o mais característico de todos. É uma tradição que surgiu lá na época de São Francisco de Assis e que ainda hoje é presente em todo o mundo cristão. Na Itália, a tradição do presépio ganhou forma a partir dos séculos XVII e XVIII, principalmente em Roma, Nápoles, Gênova e Sicília. Hoje encontramos presépios de todos os tipos e gostos, do clássico napolitano, que inclui também as celebridades do mundo da mídia, ao presépio vivo, de luz ou produzido com materiais recicláveis.

Outra protagonista do Natal italiano e do mundo ocidental é a árvore de Natal, presente nas ruas, no comércio, nas empresas, nas escolas e nas casas, cada qual enfeitada de várias maneiras e gostos: naturais, criativas, coloridas, o que vale é a imaginação. Cada lenda conta a sua versão sobre a origem dela; algumas dizem que, no culto pré-cristão, era símbolo de vida longa. O hábito de colocá-la em casa surgiu na Alemanha (e eu que sempre pensei que fosse dos EUA) e somente no final do século XIX é que entrou nas casas italianas, depois que a esposa do rei Umberto I decidiu enfeitar uma no Quirinale (atualmente, o palácio do presidente da República). Tradicionalmente, a árvore de Natal e o presépio são montados no dia da Imaculada Conceição (8 de dezembro) e desmontados no dia 6 de janeiro (dia da Epifania).

Santa Lucia (Santa Luzia), Babbo Natale (Papai Noel) e a Befana são personagens muito presentes na imaginação das crianças por aqui. A primeira é uma espécie de Mamãe Natal aqui no norte da Itália, já que também responde às cartinhas levando os mais sonhados pedidos dos pequenos. O Papai Noel é "importado" da Europa do Norte e surgiu a partir de um personagem histórico, o bispo São Nicolau de Mira (Turquia). Sua figura ganhou diversas versões em várias partes do mundo, até se transformar, a partir do século XIX, no bom velhinho vestido de vermelho que entrega presentes para as crianças em um trenó puxado por renas. Já a Befana, é uma velhinha que deixa doces ou carvão nas meias das crianças italianas na noite do dia 6 de janeiro.

Não é Natal na Itália se não há os famosos mercadinhos natalícios. Cada cidade organiza nas praças principais barraquinhas coloridas onde os artesãos podem vender seus mais variados produtos: roupas, artigos de decoração e pratos típicos. É uma tradição da Alemanha e Áustria que também ganhou força em toda a Itália e hoje atrai muitos turistas.


Mercadinhos de Natal em Merano, Itália (foto de www.vacanze-viaggi.myblog.it)


Além do pinheiro e abeto, outras plantas também participam da decoração natalícia. A mais famosa é a flor de bico-de-papagaio, uma planta originária do México e que em Portugal e na Itália são conhecidas pelo nome de estrela-do-natal ou Stella di Natale (no Brasil ela floresce em junho, quando é inverno).  O azevinho e o visco também são usados na decoração de guirlandas, penduradas nas portas das casas. 


Bico-de-papagaio ou estrela-do-natal (imagem do Google) 

Azevinhos de Natal (imagem do Google)

Planta de visco, muito usada na fabricação de guirlandas de Natal (imagem do Google)

Nas prateleiras dos supermercados encontramos diversos tipos e gostos dos típicos doces de Natal: o panetone e o pandoro. O primeiro, muito conhecido mundo afora, é de origem milanesa e tradicionalmente decorado com frutas secas (este ano vi um feito inteiramente de chocolate). Já o segundo nasceu nas confeitarias de Verona e compete com o panetone em sabor, frangrância e beleza. 

Durante o período de Natal, é muito comum encontrar os zampognari, músicos populares vestidos como camponeses que tocam a zampogna (um instrumento de sopro) ou a cornamusa (gaita de fole), percorrendo as ruas de diversas cidades italianas. São originários da região de Abruzzo, mas logo se espalharam pela Itália, principalmente no centro-sul. Durante os séculos XVII e XVIII, eram os únicos que tinham direito de tocar nos dias de festa.


Zampognari em seus trajes típicos (imagem de www.pugliafedefolklore.it)


A Missa do Galo aqui é chamada de Messa di Mezzanotte e a mais famosa delas é a rezada pelo papa na Basílica de São Pedro, no Vaticano. 

A Ceia de Natal (cena della Vigilia) não é muito tradicional aqui na Itália e pede pratos à base de peixes. Já o almoço de Natal reúne amigos e parentes em torno da mesa, onde são servidas as mais variadas delícias da culinária italiana. Não há um padrão de prato a servir, já que cada lugar da Itália propõe seus pratos típicos. Só não pode faltar, tanto no Natal como no Ano Novo, lentilha com cotechino (um tipo de salame cozido) ou o zampone (pé de porco). 

A troca de presentes é feita na véspera (aos que escolheram se reunir nesse dia) ou durante o almoço. Já as crianças recebem seus presentes, encontrados debaixo da árvore, durante a manhã do dia 25. Não existe o amigo secreto e a tradição de enviar cartões de Natal por correios também anda se perdendo com a popularização da internet.

São essas as mais características tradições do Natal italiano. Aproveito para desejar aos leitores e amigos do blog La Nostra Italia meus sinceros votos de um abençoado Natal e um Ano Novo de grandes conquistas!

Um afetuoso abraço!


(Imagem do Google)






Texto realizado com a ajuda do site Bianco Natale e da Wikipédia


5 comentários:

  1. Oi Ju.... tudo bem? obrigada por visitar o blog e participar do sorteio. Espero te ver mais vezes por lá. Feliz natal pra vc e sua família. bjos
    Ich, hausfrau
    www.ich-hausfrau.com.br

    ResponderExcluir
  2. Hola Juliana deseo que tengas unas felices fiestas
    y ¡¡feliz año 2012!!.
    un abrazo.

    ResponderExcluir
  3. Ich, hausfrau
    Eu quem agradeço sua visita e seus votos de boas festas.
    Bjs

    Ricardo
    Gracias por tu vista y sea siempre bienvenido en La Nostra Italia.
    Felices fiestas para ti y tu familia también.
    Un abrazo

    ResponderExcluir
  4. Olá Amiga

    Vim agradecer todo o carinho e prestígio, que vc nos concedeu, em 2011. Esperamos retribuir np próximo ano.

    FELIZ 2012

    BJ0000000000.......................
    www.amigadamoda1.com

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde! Gostaria de saber como faço para tirar uma dúvida inbox? Se trata de um assunto muito delicado.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário!

Mensagens ofensivas ou spam serão eliminados.

Se você tem alguma dúvida urgente, peço desculpas se não respondê-la logo. Verifique nos comentários, pois há muitos casos semelhantes que podem ser os mesmos que o seu!

Com a maternidade, o tempo se tornou muito precioso e tenho me ocupado quase completamente dos cuidados e da educação de minha filha.

Agradeço a sua compreensão!