Das duas vezes que fui a Roma, tive pouco tempo a disposição para conhecer mais a fundo a cidade e acabei indo mesmo para os lugares mais clichês. E da segunda vez, acabamos repetindo o itinerário da primeira visita porque estávamos acompanhando uma amiga em sua primeira visita a caput mundi.
Seguem algumas fotos remanescentes e vídeos que completam o tour por Roma:
Teatro di Marcello: está localizado a poucos passos da praça do Campidoglio e é um dos teatros mais bem conservados da antiga Roma. Foi construído a mando de Júlio César em homenagem a Marco Cláudio Marcelo, sobrinho de Augusto, para rivalizar com o teatro de Pompeu.
Arco di Giano: é o arco de entrada do antigo mercado de bois, o Foro Boario. Apesar do nome, não é uma homenagem a Jano (o deus de duas cabeças da mitologia romana a quem foi dedicado o mês de Janeiro). O nome vem do termo latino ianus, ou seja, uma passagem coberta ou uma porta que era destinada aos banqueiros que operavam naquele fórum.
Templo de Hércules Vencedor: construído aproximadamente em 120 a.C., este particular monumento de forma circular é um dos mais antigos de Roma e está situado na área do Foro Boario. Em 1132, foi consagrado como igreja, dedicado a Santo Stefano alle Carrozze. No século XVII, passou a ser a igreja de Santa Maria del Sole, pois foi encontrada uma estátua de Nossa Senhora refletindo a luz do sol às margens do Rio Tibre, não muito distante do templo.
Chiesa di Sant'Anastasia: a poucos passos do Circo Máximo situa-se a igreja dedicata a Santa Anastásia, construída entre os séculos III e IV d.C, porém reformada diversas vezes no decorrer dos anos, até chegar a forma atual (durante o papado de Urbano VIII, em 1633). Alguns historiadores dizem que o nome da igreja não é uma homenagem a santa, mas a uma irmã de Constantino que também se chamava Anastásia.
San Giovanni in Laterano: é um complexo que compreende o Palazzo del Laterano e a Basilica di San Giovanni in Laterano, situado em uma área que pertence ao Estado do Vaticano. A basílica, cujo nome completo é Arquibasílica do Santissimo Salvador e dos Santos João Batista e Evangelista em Latrão, mãe e cabeça de todas as igrejas da Cidade - Roma (em latim: Archibasilica Sanctissimi Salvatoris et Sanctorum Iohannis Baptistae et Evangelistae in Laterano, omnium Urbis et orbis ecclesiarum mater et caput), é a sede eclesiástica oficial do Papa e onde está o Trono Papal. Também é uma das quatro basílicas patriarcais (papais) de Roma, juntamente com a de São Pedro, de São Paulo Extramuros (San Paolo Fuori le Mura) e a de Santa Maria Maior. Ao lado da basílica encontramos o Palazzo del Laterano, um palácio que remonta à época de Roma Imperial e que foi a Santa Sede antes da criação do Vaticano. O obelisco foi construído em Karnak, Egito, a mando do faraó Tutmés III e se situava no Circo Máximo antes de ser transferido para o atual lugar.
Oratorio del Santissimo Sacramento: foi construído entre 1576 e 1596 pela Confraria do Santíssimo Sacramento, sendo totalmente reedificado em 1727. Conserva pinturas barroca em seu interior, em particular a Sagrada Família, de Francesco Trevisani, situada no altar-mor.
Palazzo di Giustizia: este palácio monumental de estilo tardo-renascentista e barroco, situado às margens do Rio Tibre, é a sede da Corte Suprema di Cassazione italiana (o Supremo Tribunal Federal, como é chamado no Brasil). Foi realizado entre 1888 e 1910, logo após da proclamação de Roma como capital da Itália. Durante sua construção, foram achados no local alguns restos arqueológicos da civilização de Roma Antiga, como alguns sarcófagos e uma boneca de marfim ao lado do esqueleto de uma jovem (atualmente conservado no Antiquário Municipal). O palácio é conhecido pelo apelido de Palazzaccio, um termo pejorativo que alude ao tamanho da construção e a sua função (aqui na Itália os políticos também não são santos).
Che bella e storica città. Io amo Roma. Io ci sono stato molte volte e voglio sempre tornare indietro.
ResponderExcluirJu
ResponderExcluirEsta Roma das fotos eu não conheço. Preciso urgentemente voltar.
Que bom rever Roma com vc!
obrigada pela visita, amiga!
ResponderExcluiro material da abóbora é um garrafão de água plástico, papel de cozinha e cola de carpinteiro (cola branca). depois é só pintar com a cor desejada.
bjinhos :)
Que lindas suas fotos, Ju!
ResponderExcluirTb preciso voltar a Roma! Tb vi o cliche qdo fui, agora quero ir pra fazer um turismo diferente, descansado, com quem conhece melhor do que eu a cidade...
Beijos!
Juliana querida,
ResponderExcluirMinha casa já está todinha arrumada para o natal, as crianças cobram cedo, hehehe...
Venho aqui me abastecer de conhecimento sobre Roma.
Beijos carinhosos,
Nena.
www.coracaodanena.blogspot.com