Na quarta-feira passada fui ao cinema assistir a mais um sucesso das bilheterias italianas: Benvenuti al Nord (Bem-vindo ao Norte), continuação da comédia Benvenuti al Sud (Bem-vindo ao Sul), ambas de Luca Miniero, que por sua vez é um remake do francês Bienvenue chez les Ch'tis (Bem-vindo ao Norte em Portugal e A Riviera Não é Aqui no Brasil), dirigido por Dany Boon em 2008. Mas o filme inspirador de todos eles foi, na verdade, Totò, Peppino e...la malafemmina, de 1956.
Cena do filme Totò, Peppino e...la malafemmina. Totò e Peppino são dois proprietários de terras do interior de Nápoles, acostumados à simplicidade de sua gente. Um dia decidem ir a Milão em busca do sobrinho fujão...
Só para entender melhor, o Benvenuti al Sud, versão italiana do Bienvenue chez les Ch'tis, conta a história de um diretor dos correios italianos que, por pressão da esposa neurótica, faz de tudo para ser transferido a Milão. Descoberto por uma fraude, é "punido" com uma transferência de um ano para uma cidadezinha pacata ao mar na província de Salerno, sul da Itália. Inicialmente fica triste e fechado às novas amizades por causa de tantos preconceitos ligados aos meridionais, mas aos poucos vai se acostumando e ganhando a confiança dos novos colegas, chegando até a levar a esposa e o filho para a nova residência. Na sequência, o novo amigo e colega do protagonista é transferido para Milão por causa de um mal-entendido. E assim continuam as cômicas divergências entre norte e sul e os preconceitos sobre os lugares de proveniência que, no final das contas, "acabam tudo em pizza".
No Benvenuti al Nord encontrei muitas semelhanças com a sociedade brasileira e os preconceitos regionais que lá temos, bastaria só inverter os pólos. Quem sabe algum cineasta não resolve criar um remake do filme no Brasil?
Eu me acabei de rir com Benvenuti al sud!Quando contei para um amigo sobre a parte do filme em que ao saber que será transferido para o Sul o protagonista pergunta -Onde?Bologna? ele disse que também conhecia o filme.Aliás,até me pergunto onde os italianos da Emilia-Romagna se situam nessa rivalidade Norte X Sul da Itália.
ResponderExcluirEu estarei na platéia, com certeza!
ResponderExcluirOi, Priscila. Obrigada por sua visita! Entao, alguns mais extremistas acham que para baixo do rio Po ja é o sul da Italia. "Oficialmente", o sul da Italia é delimitado pela linha do Mezzogiorno e compreende as regioes de Abruzzo, Molise, Campania, Puglia, Basilicata, Calabria, Sicilia, Sardegna.
ResponderExcluirhttp://it.wikipedia.org/wiki/Mezzogiorno
Oi, Celia! Obrigada por sua visita. Estes filmes estao fazendo muito sucesso por aqui.
Boa tarde a todos, me chamo Gabriele, sou italiano e moro no Brasil... no sul... SC.
ResponderExcluirSou da Emilia-Romagna, e nessa "competição" posso dizer que nos sentimos mais do norte do que do sul, mas ao mesmo tempo temos uma visão mais aberta do que a de Claudio Bisio no filme (que é realmente muito engraçado).
Mesmo assim, infelizmente, nos tambem prejulgamos... que é normal, final das contas... mas não é certo.
Ciao!
Oi Gabriele
ExcluirTodos nos, habitantes da Terra, clamamos pela globalizaçao mas ainda estamos muito presos a bairrismos e teorias cartesianas. Que diferença ha se uma pessoa mora no sul ou no norte? No Oriente ou no Ocidente?
Sabe o que acho engraçado? Que aqui no hemisfério norte o sul é considerado "pobre", enquanto ai é o contrario. Ha varias teorias sobre isso que me lembram as remotas aulas de Geografia na escola.
Ciao e a presto!