I giorni della merla (Os dias da melra) é uma antiga tradição italiana sobre os três dias mais frios do ano, ou seja, 29, 30 e 31 de janeiro. Se nesses dias fizer muito frio, a primavera sera bonita, caso contrário chegará atrasada.
Muitas são as lendas em torno dessa tradição. A mais conhecida conta a história de uma família de melros, pássaros muito semelhantes aos nossos sabiás mas com penas tão brancas quanto a neve, que moravam no telhado de uma casa em Milão. Certo dia, o frio se tornou muito intenso e a comida começou a fazer falta, obrigando papai melro a procurá-la em outro lugar. Mamãe melra, buscando um lugar mais quentinho, refugiou-se com seus filhotes na chaminé de uma casa, de onde saiu depois de três dias, toda escura por causa da fuligem. A partir de então, todos os melros têm plumas escuras.
Outra lenda está ligada à história de uma moça, cujo sobrenome era Merla, apaixonada por seu primo que morava do outro lado da margem do rio Pó. O casamento dois dois foi marcado para o dia 29 de janeiro, época de muito frio que fez até congelar o rio. Foram três dias de muita festa e os noivos decidiram ir para o novo lar atravessando o rio congelado. Mas como a temperatura já estava mais amena, o gelo se quebrou com o peso da carruagem e a jovem esposa foi sugada pela fúria das águas do Pó, desaparecendo completamente.
Fontes:
Olá Juliana, tudo bem com vc?
ResponderExcluirQue lindo!! Adoro estas lendas, e aqui na Europa nao faltam!
Um grande beijo e uma ótima semana para vc.
Joia! nao sabia dessa outra lenda.
ResponderExcluirentao teremos uma bela primavera porque aqui o frio ta de rachar!