A última quinta-feira antes da Quaresma é conhecida aqui na Itália com o nome de Giovedì Grasso (Quinta-feira Farta). Em muitas cidades italianas marca o início "oficial" do Carnaval.
Festival do Giovedì Grasso na Piazzetta - Canaletto, 1750 |
Mas por que se chama Giovedì Grasso? As crônicas históricas contam de um certo Ulrico, patriarca de Aquileia, que em 1162 assaltou a cidade italiana de Grado, obrigando seu patriarca, Enrico Dandolo, a se refugiar em Veneza, onde encontra o apoio do Doge Vitale Michieli (autoridade máxima da república veneziana). Juntos conseguem combater o exército inimigo e a capturar Ulrico que, para se livrar da prisão, deveria pagar anualmente um tributo de doze pães, doze porcos e um touro. A partir de então, durante as comemorações anuais da vitória sobre o patriarca de Aquileia, os porcos e o touro eram mortos em praça pública e as carnes distribuídas aos senadores da Sereníssima República de Veneza e ao clero, enquanto os pães ao povo e aos prisioneiros. Essa tradição continuou até o ano de 1420, data que coloca fim ao poder temporal dos patriarcas de Aquileia, embora o Estado continuasse a fornecer porcos e touros para a diversão popular com os fundos do Tesouro da República de Veneza.
Ao final da execução dos animais, seguiam outros espetáculos com malabaristas e saltimbancos, fogos de artifício, danças e o Svolo del Turco, um vôo efetuado por um acrobata pendurado por uma corda que descia do campanário até a praça de São Marcos, oferecendo ao Doge suas homenagens. Uma tradição que resistiu aos séculos e chegou até os dias de hoje com o nome de Volo dell'Angelo o della Colombina (Vôo do Anjo ou da Colombina), atração que marca o início do Carnaval de Veneza, pontualmente ao meio-dia do penúltimo domingo antes da Quaresma.
Vídeo oficial do Carnaval de Veneza. O Vôo do Anjo 2012:
Vídeo oficial do Carnaval de Veneza. O Vôo do Anjo 2012 na perspectiva da acrobata:
E na Itália das tradições culinárias, não poderiam faltar os famosos pratos típicos do Giovedì Grasso que variam do salgado ao doce, tudo com muita "sustância". Cada cidade ou região tem seu próprio menu e as mais conhecidas são as iguarias doces fritas, como rosquinhas e biscoitinhos, com os mais variados nomes: chiacchiere, fritelle (que pode ser salgada também), bugie, berlingozzi, fatti, frappole, cenci e por aí vai.
Fontes:
Ottimo post,sempre precisa come al solito. Ora però dovrai spiegare anche il MARTEDI' GRASSO... kkk
ResponderExcluirAbraços
Grazie Franco. Quando ho scritto sul Giovedì Grasso avevo già in mente di scrivere anche sul Martedì Grasso :D
Excluir